O mercado global de patrocínios do futebol, atualmente avaliado em US$ 39,36 bilhões, deverá atingir U$ 57,99 bilhões nos próximos oito anos. Segundo a agência Astute Analytica, a área terá um crescimento agregado anual de 4,4% entre 2024 e 2032.
A receita é um reflexo da popularidade do futebol, que atrai o interesse de grandes marcas globais. Empresas de diversos ramos, como vestuário, transporte aéreo e, mais recentemente, apostas esportivas, investem valores altos para terem suas marcas expostas em clubes, jogadores e campeonatos, entre outros.
De acordo com a pesquisa, um dos motores de crescimento do mercado de patrocínios no futebol é a expansão da base de fãs, acompanhada pela crescente demanda por exposição internacional das marcas e pelo aumento do investimento de países do Oriente Médio em clubes ao redor do mundo.
Tendências
A Europa segue dominando o mercado, sendo responsável por 34,9% das receitas totais. Entre os provedores dos patrocínios, empresas de bens de consumo rápido se destacam, com 45,5% de participação.
O estudo também aponta que as campanhas de ativação digital estão ganhando uma importância crescente nas campanhas, enquanto novas tecnologias, como criptomoedas e blockchain, aparecem como novas categorias de patrocínio. Outra tendência é o aumento da responsabilidade social e sustentabilidade nos patrocínios, com parcerias relacionadas a causas sociais e ambientais.
Por fim, a dificuldade em medir o retorno sobre os investimentos e as potenciais mudanças geracionais de interesse foram citadas como os principais desafios a serem superados pelo mercado de patrocínios do futebol.