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Napster firma parceria com Fenerbahçe para loja virtual com IA e tecnologia 3D

Plataforma digital amplia atuação no futebol ao lançar ambiente interativo com clube turco; Benfica é outro parceiro

Fenerbahçe lançou loja virtual em parceria com a Napster - Divulgação

Fenerbahçe lançou loja virtual em parceria com a Napster - Divulgação

A Napster anunciou uma nova parceria com o Fenerbahçe para o lançamento de uma loja virtual do time turco com uso de tecnologia 3D e inteligência artificial.

O projeto será integrado à Fenerium, plataforma oficial de varejo do Fenerbahçe, e permitirá ao torcedor navegar por um ambiente digital com produtos personalizáveis e assistente virtual multilíngue por vídeo.

A iniciativa segue o modelo já adotado pelo Benfica, que lançou recentemente sua própria loja virtual em parceria com a Napster. Por coincidência, ambas as equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (27), em Lisboa, pelo mata-mata da Champions League.

Recursos

A proposta é oferecer uma experiência interativa aos torcedores, com recursos audiovisuais como provadores digitais, customização de camisas e interação com um avatar de IA em tempo real.

“Acreditamos nessa iniciativa não apenas como um empreendimento comercial, mas como um passo estratégico para aprofundar a conexão emocional entre nossos torcedores e o clube no ambiente digital”, destaca Esin Güral Argat, membro do conselho do Fenerbahçe e presidente da Fenerium.

Com o lançamento da primeira loja virtual 3D da Turquia, estamos trazendo a experiência física para o mundo digital”

Esin Güral Argat, membro do conselho do Fenerbahçe

A loja virtual do Fenerbahçe contará com mais de 50 produtos disponíveis em um ambiente gamificado, com merchandising em 3D ambientado em um vestiário temático.

A proposta é atender ao perfil de consumo da Geração Z, que segundo os parceiros, tem 90% de seus integrantes identificados como gamers e 82% dos fãs de esportes utilizando dispositivos móveis durante eventos esportivos.

A assistente virtual da plataforma será capaz de conversar com os usuários em diversos idiomas, por meio de vídeo em tempo real, e oferecer recomendações de compra.

O ambiente digital também irá permitir a customização de produtos diretamente na interface.

Trajetória

Você não leu errado. A Napster, que agora explora esse ambiente de varejo on-line é aquela mesma companhia fundada no final dos anos 1990, conhecida por seu papel na transformação do consumo de música digital.

Inicialmente como um serviço de compartilhamento de arquivos, a empresa foi alvo de disputas judiciais e passou por reformulações até se tornar uma plataforma legalizada de streaming.

Nos últimos anos, a Napster ampliou seu escopo de atuação, passando a explorar o setor de tecnologia digital e varejo virtual, com foco em experiências interativas e soluções baseadas em dados.

De acordo com Sam Huber, CEO da Mena (Oriente Médio e Norte da África) e presidente global de enterprise da Napster, a empresa já contabiliza mais de 150 milhões de interações digitais e 500 projetos realizados com marcas como Crate & Barrel, J.Crew, Laura Mercier e Swarovski.

A entrada no futebol representa uma nova frente de atuação, com foco em clubes que possuem grandes comunidades de torcedores e alto potencial de engajamento.