A gestão do São Paulo ganhou mais um problema nesta quarta-feira (11), quando a New Balance lançou oficialmente a camisa titular que o clube, teoricamente, usará na temporada 2026.
A nova peça segue o padrão histórico do São Paulo, com o símbolo centralizado e listras vermelha, branca e preta na horizontal. O lançamento, porém, traz um detalhe novo: as listras não tocam o símbolo do Tricolor Paulista.
Aquilo que poderia ser apenas um detalhe estilístico, gerou uma crise institucional no São Paulo. O estatuto do clube é rígido sobre as possibilidades de alterações no design do uniforme e define que as listras horizontais devem ser cobertas pelo escudo.
Casares
O problema se intensifica por conta da situação política vivida pelo São Paulo. Julio Casares, reeleito presidente do clube no final de 2023, renunciou ao cargo sob ameaça de impeachment nas últimas semanas.
O ex-mandatário viu sua passagem à frente do São Paulo ruir após denúncias de vendas clandestinas de um camarote da diretoria durante um show da cantora colombiana Shakira no Morumbis.
A situação ficou ainda mais complicada para Casares com a abertura de um inquérito pela Polícia Civil para investigar movimentações financeiras incomuns nas contas do dirigente e do clube.
O procedimento de lançamento de novos uniformes, em todo clube, leva meses, já que as marcas precisam de tempo para começar a fabricar as camisas para poder disponibilizá-las já no lançamento. A nova camisa da New Balance foi aceita, portanto, por Julio Casares.
Conselheiros
No Conselho Deliberativo do São Paulo, as opiniões se dividiram. Existem aqueles que defendem a aplicação literal do estatuto, o que impediria que a o clube utilizasse a camisa lançada pela New Balance.
A diretoria atual, presidida por Harry Massis Júnior, por sua vez, manteve a decisão tomada pela gestão de Julio Casares.
Agora, a expectativa é sobre qual será a decisão do Conselho Deliberativo, que pode, a partir de nomes opostos ao movimento, como Marco Aurélio Cunha, tentar impedir que o Tricolor use a camisa.
New Balance
Do outro lado da história, a New Balance afirma que todo o processo de desenvolvimento da nova camisa se amparou em um parecer jurídico emitido ainda no primeiro semestre de 2025.
Segundo a fornecedora de material esportivo, o parecer “atestou a regularidade do design a ser utilizado em relação ao que determina o estatuto do clube”.
Sendo assim, o cronograma estabelecido entre São Paulo e New Balance seguirá sendo seguido. A estreia da nova camisa está prevista para acontecer nesta quarta-feira (11), na partida do clube paulista contra o Grêmio, pelo Brasileirão 2026, no Morumbis.
