Pular para o conteúdo

Nike amplia parceria com WSL e oferece chuteiras gratuitas às jogadoras

Mais de 250 atletas da primeira e segunda divisão receberão equipamentos como parte de acordo de cinco anos com a marca esportiva

WSL ampliou parceria com a Nike - Divulgação

WSL ampliou parceria com a Nike - Divulgação

A Nike vai fornecer chuteiras gratuitas para todas as jogadoras da Super Liga Feminina (WSL) e da WSL2 (segunda divisão) do futebol feminino inglês. A iniciativa faz parte da ampliação de uma parceria de cinco anos entre a marca e a liga, que inclui luvas para as goleiras e o lançamento de uma coleção de produtos de lifestyle da WSL.

Segundo informações divulgadas pelo diário londrino The Guardian, mais de 250 jogadoras já haviam optado por utilizar os modelos da Nike na próxima temporada.

A medida busca atender atletas que, até então, precisavam comprar seus próprios equipamentos para treinos e jogos. Em anos anteriores, a Associação de Jogadores Profissionais de Futebol (PFA) chegou a distribuir vouchers para chuteiras, mas o apoio direto da marca representa uma mudança na dinâmica de fornecimento.

Material esportivo

A Nike já fornece chuteiras para as jogadoras de Chelsea e Tottenham em acordos de patrocínio aos clubes. Com a ampliação da parceria com a WSL, o fornecimento será estendido a todas as atletas.

Além dos equipamentos esportivos, a empresa lançará a primeira linha de artigos de moda da liga feminina, com peças como camisetas, moletons e tops de pré-jogo. A Nike também é a fornecedora oficial das bolas de jogo da WSL desde 2022.

“Ouvimos o feedback das nossas jogadoras sobre as chuteiras e luvas, e a Nike respondeu”, afirmou Zarah Al-Kudcy, diretora de receita da WSL Football.

“É um símbolo da nossa nova parceria, que vai além de ter a [marca como] fornecedora de bolas das ligas. Juntos, buscamos um futuro em que todas as jogadoras possam prosperar”, acrescenta.

Desigualdade

A oferta de chuteiras gratuitas evidencia os desafios enfrentados por jogadoras que não possuem contratos de patrocínio com grandes marcas.

Algumas chegam a gastar até £ 4.000 por ano em chuteiras e kits, valor significativo para quem está na base da estrutura salarial da liga.

“Nossa parceria com a WSL se baseia em anos de apoio a atletas de todos os níveis e reflete nosso compromisso em expandir o acesso, as oportunidades e a visibilidade para todos”, diz Stephanie Ankrah, vice-presidente de marketing de marca da Nike na região Emea (Europa, Oriente Médio e África, na sigla em inglês).

Embora a iniciativa represente um avanço no enfrentamento da disparidade entre o futebol masculino e feminino, ela também reforça o papel estratégico das marcas na promoção do esporte.

A Nike se beneficia da visibilidade ampliada com os novos acordos de transmissão da WSL e fortalece sua associação com o futebol feminino em um momento de crescimento da modalidade.