A Nike está sendo alvo de críticas por conta de um detalhe na nova camisa titular da Inglaterra. A marca norte-americana alterou as cores da bandeira inglesa em um dos uniformes de sua seleção e desagradou torcedores e políticos do país.
O lançamento das camisas que a Inglaterra utilizará para a disputa da Euro 2024 foi feito na última segunda-feira (18), assim como o de todas as seleções patrocinadas pela Nike, inclusive a do Brasil.
Após os anúncios, torcedores ingleses utilizaram suas redes sociais para criticar a escolha da Nike em alterar as cores da bandeira da Inglaterra presente na parte de trás da gola do uniforme titular da equipe. A Cruz de São Jorge, que originalmente é vermelha, foi representada com tons de roxo e azul.
Os protestos extrapolaram a internet e chegaram até mesmo ao governo do Reino Unido. Nesta sexta-feira (22), o primeiro-ministro Rishi Sunak criticou a escolha feita pela marca.
“Obviamente eu prefiro a original. Quando se trata de nossa bandeira nacional, não devemos mexer com ela, porque são uma fonte de orgulho, de identidade, de quem somos, e são perfeitas como são”
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido
A estreia do uniforme polêmico da Inglaterra será no amistoso contra a seleção brasileira, neste sábado (23), a partir das 16h (horário de Brasília). O duelo será no Estádio de Wembley, em Londres.
Defesa
Em uma publicação no X (antigo Twitter) durante o anúncio dos uniformes, a Nike descreveu a mudança na bandeira inglesa como uma “atualização divertida”, que tinha o objetivo de “unir e inspirar”.
Após a polêmica, a marca emitiu um comunicado garantindo que não teve a intenção de ofender os torcedores ingleses. Segundo a empresa, a alteração foi inspirada no uniforme de treino utilizado pela seleção inglesa de 1966, que venceu a Copa do Mundo.
“Somos um parceiro orgulhoso da FA [Federação Inglesa de Futebol] desde 2012 e entendemos o significado e a importância da Cruz de São Jorge. Nunca foi nossa intenção ofender, dado o que isso significa para os torcedores ingleses”, escreveu.
“Juntamente da FA, a intenção era celebrar os heróis de 1966 e as suas conquistas. O acabamento nos punhos é inspirado no equipamento de treino usado pelos heróis ingleses de 1966, com um gradiente de azuis e vermelhos coberto por roxo. As mesmas cores também apresentam uma interpretação da bandeira na parte de trás da gola”, completou a marca.