Nike encerra contrato com Spartak Moscou por exclusão da Rússia das ligas europeias

A Nike rescindiu o contrato de patrocínio com o Spartak Moscou, um dos mais tradicionais do futebol russo, porque o time não poderá participar das competições europeias na próxima temporada. A exclusão foi definida pela UEFA como uma forma de se mostrar contra a invasão e consequente guerra instaurada pela Rússia na Ucrânia.

O clube, que era patrocinado pela marca americana desde 2005, afirmou, nesta quinta-feira (12), que já está no mercado à procura de um novo fornecedor de material esportivo após a decisão tomada pela Nike.

Vale lembrar que o time russo estava classificado para a disputa das oitavas de final da atual temporada da Europa League quando a guerra eclodiu na Ucrânia. Por decisão da UEFA, os jogos contra o Red Bull Leipzig foram cancelados em fevereiro, com o time alemão garantindo vaga direta nas quartas de final.

Esta não é a primeira atitude tomada pela Nike contra a invasão russa à Ucrânia. A multinacional esportiva americana suspendeu as operações físicas e on-line em território russo cerca de uma semana depois do início do conflito. Outras gigantes do universo esportivo tomaram atitudes semelhantes, entre elas Adidas, Under Armour e Decathlon.

Sair da versão mobile