A Nike e a Federação Francesa de Futebol (FFF) acertaram a renovação do contrato até 2034. Iniciada em 2011, quando os franceses deixaram a Adidas, a parceria estava fechada até o fim da Copa do Mundo de 2026, mas ganhou um acréscimo de mais 8 anos. O acordo engloba os times profissionais masculino e feminino, assim como todas as categorias de base, além de “uma componente específica dedicada ao futebol amador e à arbitragem”.
De acordo com o jornal francês Le Parisien, o novo contrato renderá aos franceses cerca de € 100 milhões por ano, o dobro do que vale o acordo atual. Na imprensa europeia, a renovação de um contrato que ainda tem dois anos pela frente foi uma maneira da Nike se “defender” de um possível ataque da Adidas em “retaliação” ao fato da marca norte-americana ter fechado para vestir a seleção da Alemanha, tirando-a da marca alemã após 73 anos, a partir de 2027.
De acordo com outro jornal francês, o L’Équipe, a Adidas era uma das concorrentes em uma concorrência aberta pela FFF. Havia ainda outras marcas interessadas (que não foram citadas), mas a continuação com a Nike foi fechada porque a empresa norte-americana foi “a mais convincente”.
“Em quase 15 anos de parceria entre a Nike e a FFF, estamos orgulhosos do que alcançamos juntos. Esperamos que a nossa parceria contínua sirva como um catalisador para o crescimento e o investimento no futebol de base da França, acelerando o crescimento do futebol feminino a todos os níveis e amplificando ainda mais a FFF como um ícone internacional de desempenho e estilo”, afirmou a Nike, em comunicado oficial.
“Estou particularmente orgulhoso e feliz com a confiança renovada da Nike na FFF. A renovação da nossa parceria e o acordo alcançado posicionam a FFF entre as principais organizações desportivas do mundo. Quando fui eleito, assumi o compromisso de garantir a sustentabilidade da FFF em todas as suas dimensões: social, diversidade, desenvolvimento e formação de alto nível, futebol feminino e futebol de formação. Esta parceria com a Nike, com quem partilhamos uma visão e um objetivo comuns, dá-nos os meios para contribuir ativamente por pelo menos mais uma década”, destacou Philippe Diallo, presidente da Federação Francesa de Futebol.