O mais recente episódio de racismo contra Vinícius Júnior estremeceu os pilares da LaLiga, mobilizou órgãos governamentais de Brasil e Espanha a se mexerem e, claro, contribuiu para que patrocinadores e a indústria esportiva se posicionassem sobre o caso. Foi justamente isso que a Nike, patrocinadora do jogador, fez em uma ação em que manifesta apoio ao atacante e, ao mesmo tempo, afirma que ambos continuam parceiros.
Desde os 13 anos, Vini Jr., que hoje tem 22, possui contrato com a Nike, mas o acordo quase foi interrompido no final do ano passado. Em plena Copa do Mundo do Catar 2022, o atacante manifestou insatisfação com o não aproveitamento de sua imagem nas principais campanhas da fornecedora, que escolheu Richarlison para estrelar a publicidade do novo uniforme da seleção brasileira.
O atacante também jogou algumas partidas com a versão desatualizada da chuteira, e até mesmo atuou sem o calçado da Nike. O jogador chegou a contratar advogados para encaminhar o fim do contrato, enquanto marcas como Adidas e Puma ensaiavam uma aproximação. Em fevereiro, uma possível liberação foi anunciada, mas até aqui o contrato continua ativo.
Sacada
A Nike utilizou o mais recente episódio de racismo contra Vini Jr. para promover uma campanha on-line e off-line em apoio ao jogador. A marca espalhou dezenas de outdoors por Madri, com a frase “No mies hacia o otro lado”, que pode ser traduzida como “Não olhe para o outro lado”.
Nas redes sociais, a Nike postou uma foto do jogador utilizando a camisa da seleção brasileira, que também é patrocinada pela empresa, com a mesma frase em inglês (stop looking the other way) e com a legenda “We stand with @vinijr”, que pode ser traduzida como “Nós estamos com Vini Jr.”. A marca evitou o uso do uniforme do Real Madrid, cujo fornecedor é a Adidas.
A sacada é que, ao mesmo tempo em que se posiciona de forma antirracista, a marca manda um recado para o mercado, avisando que continua parceira do jogador brasileiro, que, por sua vez, fez um comentário agradecendo a publicação.