O atacante Gustavo Silva, do Vitória, ganhou um aliado importante para se livrar de vez do “Mosquito”, que acompanha seu nome desde a base. Nesta quarta-feira (4), no empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Barradão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, a SBP, marca líder em repelentes e inseticidas no Brasil, resolveu entrar em campo para fazer o que mais sabe: eliminar insetos.
Na divulgação da escalação do Vitória, em que “Gustavo Mosquito” apareceu como titular, o jogador postou um comentário: “Galera, já chega de ficar me chamando de Mosquito por aí, né?!”.
A publicação começou a viralizar e virou um dos principais assuntos nas redes sociais e na cobertura do jogo. A SBP, então, foi escalada para tirar o “mosquito” da jogada. A camisa 7 do Vitória, que apareceu com a palavra Mosquito, contou com a proteção da SBP, cujo logotipo entrou abaixo de seu nome. Finalmente, ele virou Gustavo “sem” Mosquito. Sem Mosquito. Com SBP.
“Depois de tantos apelos não atendidos, eu achava impossível tirar o Mosquito, mas SBP conseguiu (risos)”, disse, aliviado, o atacante rubro-negro.
“Brincadeiras à parte, acho muito legal todo trabalho que SBP faz na conscientização e no combate aos insetos transmissores de doenças. Fico feliz de poder representar uma marca tão importante para a saúde de milhões de pessoas. Todos jogando contra o mosquito é, na realidade, uma atitude essencial, seja no estádio de futebol ou nas casas das nossas famílias”, ressaltou Gustavo.
“Jogando contra o Mosquito” é uma campanha que mistura criatividade e conscientização no combate à dengue. Planejada pela BETC Havas, em parceria com a agência Spark e a Resenha Digital, e com o próprio Esporte Clube Vitória, a ação serve como um alerta para jogadores, funcionários e torcedores sobre a importância da proteção contra insetos, principalmente os vetores de doenças sérias, casos de dengue, chicungunya e zika vírus.
“O futebol é uma das maiores plataformas de comunicação do Brasil, com um alcance massivo e uma conexão emocional com milhões de pessoas. Ao realizarmos essa ativação com o Gustavo, conseguimos não só trazer a atenção para um problema de saúde pública urgente, como também engajar o público de forma eficaz e divertida. A mensagem de proteção contra o mosquito da dengue, com a popularidade do esporte, ganha uma visibilidade ainda maior”, explicou Fernando Guillemin Contreras, head de marketing da categoria de pesticidas na Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP.
Gustavo Silva foi anunciado pelo Vitória no fim de agosto, quando a equipe ainda estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Com ele em campo, o clube reagiu e conseguiu se garantir na elite do futebol brasileiro para 2025. O camisa 7 somou seis vitórias, três derrotas e três empates, com um gol anotado e duas assistências, sendo a última na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, que manteve o clube na Série A. O time rubro-negro chegou aos 46 pontos e atualmente encontra-se na 11ª posição na tabela, não podendo mais ser alcançado pelas equipes do Z4.
Além da parceria com Gustavo, a SBP retoma, no fim deste ano, o projeto “Juntos Contra o Mosquito”, feito em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) pelo segundo ano consecutivo e que visa a impulsionar o combate à dengue nas comunidades mais vulneráveis do Brasil. Nesta edição, a ação atingirá áreas de São Paulo (Brasilândia), Rio de Janeiro (Complexo da Penha) e Bahia (Itacaranha), com o objetivo de educar os moradores sobre medidas preventivas e garantir o acesso a repelentes e inseticidas, reafirmando o compromisso da marca em proteger a população contra doenças transmitidas por mosquitos.
De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com um aumento contínuo esperado até o fim do ano.