No Mês das Mães, Coritiba e Vasco se unem em ação pela saúde mental materna

"Saúde mental materna importa. Se importe com a mãe! Assuma essa causa!" é o lema da campanha - Divulgação

Coritiba e Vasco se enfrentaram, nesta quinta-feira (11), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 5ª rodada da Série A do Brasileirão. Antes do jogo, que terminou empatado em 1 a 1, os dois clubes se uniram em uma ação pela saúde mental materna, em referência ao Mês das Mães. Vale lembrar que o Dia das Mães especificamente será comemorado em todo o país no próximo domingo (14).

Para a ação, cujo lema é “Saúde mental materna importa. Se importe com a mãe! Assuma essa causa!”, os jogadores do Coritiba entraram em campo com camisas alusivas à campanha, que serão doadas para arrecadar fundos para a causa. O Vasco também fará a doação de camisas autografadas. Todas estarão à venda neste site.

Nas redes sociais, foi realizada uma postagem em colaboração entre as duas equipes do vídeo “Manifesto Maio Furta-Cor 2023”. O Maio Furta-Cor é um movimento comunitário, democrático e apartidário, sem fins lucrativos, de conscientização para a causa da saúde mental materna.

De acordo com o Coritiba, maio é o mês do Dia das Mães e, além de comemorar, “esta data torna-se um momento oportuno para discutir os desafios da maternidade”.

“Ao longo dos anos, a saúde mental é estigmatizada. Pacientes com transtornos psiquiátricos são tratados de forma segregada, isolados da sociedade, fazendo com que muitas pessoas não aceitem atendimento psicológico ou psiquiátrico. Este estigma é intensificado quando se estende ao âmbito da maternidade. No entanto, a sociedade está testemunhando um aumento alarmante da depressão, da ansiedade e, infelizmente, do suicídio materno. Pouca ou nenhuma atenção tem sido dada aos fatores que contribuem para o sofrimento mental das mulheres diante das crescentes demandas da maternidade”, destacou o time paranaense, em seu site oficial.

Sair da versão mobile