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Novo patrocínio máster? Entenda logotipo da Betclic na camisa do PSG na Copa da França

Torneio possui diversas regras no mínimo esquisitas, que destoam totalmente do que se vê normalmente no futebol mundial

PSG entrou em campo com o site de apostas Betclic no espaço principal da camisa - Reprodução / Twitter (@PSGbrasil)

O Paris Saint-Germain foi eliminado da Copa da França nesta quarta-feira (8), ao perder para o Olympique de Marselha. Mesmo atuando com o time completo, à exceção do atacante Kylian Mbappé, o time parisiense foi derrotado por 2 a 1 e deu adeus à competição na fase de oitavas de final.

Além de ver um time recheado de estrelas ser derrotado por um dos principais rivais, quem assistiu ao jogo pode ter achado que o PSG trocou de patrocinador máster de uma hora para outra, uma vez que a companhia aérea Qatar Airways sumiu do espaço principal e deu lugar ao site de apostas Betclic. Mas não, não houve mudança. A “culpa” é do torneio.

A Copa da França é conhecida por ser uma competição com algumas regras no mínimo esquisitas com relação ao que se vê normalmente no futebol mundial. Alguns clubes, por exemplo, são obrigados a viajar muitas e muitas horas de avião pelo fato de que equipes de Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Nova Caledônia, Tahiti, Ilha da Reunião, São Martinho e São Pedro e Miquelão, todos territórios ultramarinos franceses, também participam do torneio.

O patrocínio máster na camisa é outra questão estranha relacionada à competição organizada pela Federação Francesa de Futebol (FFF) e cujas regras estão em vigor desde sua criação, na longínqua temporada de 1917/1918. Todas as equipes que disputam a Copa da França são obrigadas a entrar em campo com um patrocinador principal diferente daquele que usam na Ligue 1, Ligue 2 ou qualquer outro torneio, inclusive europeus, como a Champions League.   

A regra é que o time precisa escolher, sim, isso mesmo, escolher um dos parceiros da competição e entrar com a logomarca de um deles no espaço principal da camisa pelo qual o patrocinador do clube desembolsa, às vezes, milhões e milhões de euros.

Atualmente, de acordo com seu site oficial, a Copa da França possui como parceiros principais o banco Crédit Agricole, o site de apostas Betclic e a varejista Intermarché. Ao visitar a página oficial da competição, o que se vê é um festival apenas das duas primeiras marcas se alternando no espaço máster das camisas dos clubes, com a terceira ocupando a propriedade das costas, acima dos números, e a barra frontal do lado direito dos calções em todos os uniformes.

Nenhuma outra marca é permitida, com exceção, é claro, da fornecedora de material esportivo de cada clube, e a regra vale também para a Copa da França Feminina.

Em qualquer uma das partidas, um time aparece com a marca do Crédit Agricole, enquanto o outro veste Betclic no patrocínio máster. No caso do jogo que suscitou toda essa explicação, o PSG jogou com o site de apostas na camisa, enquanto o Olympique de Marselha ficou com o banco.

PSG e Olympique de Marselha se enfrentaram com patrocinadores diferentes dos habituais nas camisas – Reprodução / psg.fr

Isso não impede, no entanto, que a escolha possa ser outra em outro jogo. O próprio PSG já atuou com a logomarca do Crédit Agricole nesta mesma edição da Copa da França, quando goleou o Pays de Cassel na fase anterior, por exemplo.

Com Crédit Agricole no espaço principal da camisa, o PSG goleou o Pays de Cassel por 7 a 0 – Reprodução / Twitter (@coupedefrance)

A título de curiosidade, há outras questões que chegam a ser até um pouco bizarras nas regras do torneio. A numeração dos titulares, por exemplo, só pode ser de 1 a 11, como era antigamente, e o estilo dos números nas camisas de todos os times segue um mesmo padrão, não podendo ser diferente em nenhuma hipótese.

Mas o mais esquisito de tudo é que, em determinadas fases, só é permitido jogar com cinco cores no uniforme: branco, vermelho, azul, amarelo e verde. O time da casa deve sempre escolher entre o branco e o vermelho, enquanto o visitante fica com uma das outras três.

Caso o clube não tenha nenhuma das cores listadas, a própria FFF fica responsável pelo fornecimento dos uniformes com o auxílio da Nike, que é patrocinadora esportiva oficial da entidade. Para se ter uma ideia, essa regra obriga equipes como Guingamp (que tem o preto como uma das cores principais) e Toulouse (que tem o roxo como uma das cores principais) a não atuarem com suas cores tradicionais.

É assim desde 1917/1918 e não há nenhum tipo de “jeitinho” que possa ser dado. As regras são extremamente rígidas e devem ser respeitadas por absolutamente todos os clubes, desde os amadores até os profissionais, sem qualquer tipo de exceção.