A NR Sports, comandada pelo empresário Neymar da Silva Santos (pai do atacante de mesmo nome, que atualmente joga pelo Santos), oficializou, nesta terça-feira (25), a aquisição da Marca Pelé.
O evento de repatriação ocorreu no Museu Pelé, em Santos (SP), e contou com as presenças de ídolos do Peixe como Pepe, Clodoaldo e Edu, além da exibição de um filme narrado pelo atacante Neymar, que celebra a história do atleta Edson Arantes do Nascimento.
Flávia Arantes do Nascimento, filha do Rei do Futebol, também compareceu à cerimônia, acompanhada da tia Maria Lúcia e representando a família do Rei, que morreu em 29 de dezembro de 2022.
Em uma entrevista concedida durante o evento, Neymar pai frisou que o filho atleta e a família de Pelé não terão participação na gestão da marca, que será feita de forma profissionalizada.
Em março deste ano, o ex-goleiro Edinho, filho de Pelé, chegou a iniciar, junto da NR Sports, as negociações para a compra dos direitos intelectuais envolvendo o legado do Rei.
À época, o negócio quase foi concretizado. Porém, em maio, Edinho optou por deixar o projeto. Depois disso, os então titulares da marca resolveram procurar a NR Sports, por meio de Márcio Clare Goulart de Carvalho, parceiro da empresa e que atua no ramo de entretenimento.
“As conversas e negociações evoluíram rapidamente e os contratos concretizados, com a aquisição de todas as ‘Units – Ações’ da Pelé Brands LLC, companhia americana sediada na Flórida e titular de todos os direitos de PI da Marca Pelé desde 2023, com registros em órgãos de registros de marcas e patentes em mais de 50 países. A negociação deu origem à Pelé Brand Brasil, titular, por consequência, de todos os direitos de PI da marca Pelé”, explicou Neymar pai.
O que abrange o negócio
Na prática, portanto, a Marca Pelé continua a pertencer à Pelé Brand LLC, que era controlada pelo investidor norte-americano Gary Davis e outros acionistas.
Com a operação conduzida pela NR Sports, as ações da empresa sediada nos Estados Unidos passam a pertencer à Pelé Brand Brasil (NS10 Holding).
Dessa forma, a companhia brasileira tornou-se titular de todos os direitos de propriedade intelectual da Marca Pelé, incluindo a exploração comercial do nome do jogador, de sua assinatura, dos desenhos, personagens, caricaturas, imagem e som de voz, fotos, vídeos, perfis de redes sociais, todos os contratos ativos e propostas em curso, além do direito de licenciar essas propriedades para terceiros.
A silhueta em que Pelé desfere o soco no ar, gesto que o ex-jogador consagrou nas comemorações de gols, agora pertencem à NR Sports, que passa a deter os registros de propriedade intelectual e de patente relativos ao Rei do Futebol em 50 países.

Mas há exceções, como no caso da marca Café Pelé, que foi vendida à Companhia Cacique Alimentos na década de 1970 e depois adquirida pela holandesa Jacobs Douwe Egberts.
A NR Sports frisou que, apesar de não integrar os direitos de propriedade intelectual da Pelé Brand Brasil, a marca de café compõe o acervo de potenciais licenciamentos.
A empresa também informou que, ainda durante as negociações para a aquisição do controle da marca, foi firmado um contrato de licenciamento e parceria com o próprio Gary Davis para a exploração da Pelé Soccer (loja física e e-commerce), por meio da sua empresa Soccer World, com lojas em Nova York, Orlando (Disney) e Miami, além de uma nova unidade que será inaugurada em Paris.
Valor intangível
Os valores oficiais da compra da Marca Pelé não foram divulgados, por conta das regras de confidencialidade do contrato. O portal G1 calculou, porém, que o negócio pode ter alcançado a soma de US$ 8 milhões, incluindo impostos e taxas.
“A Marca Pelé não está à venda e, portanto, não tem preço. A Marca Pelé possui valor intangível”, afirmou o CEO da NR Sports.

O objetivo da aquisição, segundo Neymar pai, é restituir ao Brasil um de seus maiores patrimônios culturais, “reposicionando o legado do Rei não apenas como um símbolo esportivo, mas como uma plataforma estratégica de inspiração, educação e identidade nacional”.
“Assumimos um compromisso histórico com respeito, responsabilidade e amor pelo legado do Rei Pelé. Devolver sua marca ao Brasil é devolver um pedaço da nossa própria identidade”, disse o CEO da NR Sports.
A ideia da empresa é preservar, valorizar e expandir o legado do eterno camisa 10.
“O início de uma nova era. Uma era em que Pelé deixa de ser apenas uma lembrança gloriosa do passado e volta a ser um agente ativo de transformação social, capaz de dialogar com crianças, jovens, adultos e idosos, todos atravessados, de formas diferentes, por sua história”, explicou o empresário.
Santos
De acordo com o pai de Neymar, o Santos, clube que projetou Pelé para o mundo, não participou das negociações de repatriação da marca.
Por outro lado, o próprio empresário lembrou que não existe Pelé sem Santos, nem Santos sem Pelé.
“O Santos apresentou o Pelé ao mundo, e o Pelé levou o Santos para todos os cantos do planeta. Também é prioridade dos gestores da marca negociar um contrato de licenciamento com o Santos. Já estamos com o assunto na mesa e sendo discutido pelos departamentos comerciais e de marketing”, garantiu.
De acordo com Neymar pai, as negociações para aquisição da Marca Pelé também foram pautadas por dois pontos considerados indiscutíveis pelo empresário.
“Contribuir com o projeto criado com todo carinho pelo Pelé, que é a Pelé Foundation, e a ajuda à família do Rei. Essas duas ‘entidades’ estão dentro do planejamento estratégico. Os dois assuntos são prioritários e serão tratados com os representantes logo após a fase de anúncio oficial”, afirmou.
