A NWB, empresa do Grupo SBF, divulgou um estudo sobre a representatividade feminina no futebol durante o lançamento do Sports Innovation no Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, que está sendo realizado entre os dias 11 e 16 de abril, no Rio de Janeiro.
Para a elaboração do “Futebol Feminino e os Efeitos da Representatividade no Esporte”, a organização aplicou uma pesquisa qualitativa nas redes sociais da marca de conteúdo “Passa a Bola” para captar histórias de meninas e mulheres relacionadas ao futebol.
“Colocar o holofote no tema do futebol feminino é importante para a NWB como criadora de conteúdo esportivo. Queremos gerar conversa e criar acessos, colaborando com a construção de um pensamento de mercado cada vez mais inclusivo e plural”, comenta Vanessa Costa, gerente executiva de marketing da NWB.
Com mais de 350 respostas, o estudo explora a atuação das mulheres dentro e fora de campo, revisita fatos históricos do gênero com o esporte, apresenta grandes acontecimentos, relaciona cases de marcas, além de cruzamento de dados sobre o sentimento do público em relação à temática.
“É necessário trazer a perspectiva de mulheres sobre como não foram incentivadas a prática, a represália que sofrem por gostar do esporte, a dúvida sobre o amor a um time e diversos momentos em que meninas parecem não ter direito de jogar ou torcer”, adiciona Vanessa.
Oportunidade
No estudo, a NWB mostra que o público gostaria de consumir conteúdos sobre os bastidores, diversidade e a rotina das jogadoras no meio do futebol feminino a partir da visão de mulheres. Com isso, aparece uma grande oportunidade para marcas e plataformas de mídia promoverem ações no futebol feminino e mostrar aquilo que as pessoas desejam consumir.
Além disso, também é uma alternativa para a criação de mais campanhas envolvendo o futebol femininono Brasil, que por vezes parece invisível quando comparado a outros segmentos da indústria esportiva.
TV aberta
Outro dado que chama a atenção no estudo da NWB refere-se aos “conteúdos que mais afetaram o público recentemente”, sendo a resposta mais recorrente nesta categoria “Título da Copa América e as transmissões em canais abertos”.
Isso mostra que, apesar de os jogos de futebol feminino registrarem índices de audiência inferiores aos do masculino, a presença deles na TV aberta é fundamental para o crescimento e promoção da categoria no Brasil.