A Fama Licenciamentos, em parceria com a Oaloo Tecnologia, anunciou o lançamento da primeira miniatura licenciada de um estádio de futebol fabricada em impressão 3D no Brasil.
A peça, uma réplica detalhada do Estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio, produzida em escala reduzida de 1:1.542, já está disponível para compra no site oficial do clube por R$ 199.
3D
O lançamento coincide com as recentes comemorações do aniversário do Estádio Olímpico, realizadas no próprio local. A iniciativa marca a adoção da tecnologia de impressão 3D no segmento de licenciamento esportivo.
“A Oaloo Tecnologia contratou a Fama Licenciamentos para aplicar o chamado ‘licenciamento de impacto’, estratégia focada em potencializar as oportunidades no mercado por meio da criatividade”, explicou Fabiano Veronezi, fundador e CEO da Fama Licenciamentos.
“Estamos sempre atentos. Foi assim que desenvolvemos a ideia da miniatura do Estádio Olímpico. Vamos implementar essa estratégia em outros clubes, além de explorar novas oportunidades de negócios”, acrescentou o executivo.
A miniatura do Estádio Olímpico é o primeiro produto licenciado de uma marca esportiva no Brasil produzido em impressão 3D e comercializado em larga escala no varejo.
“Este projeto simboliza o início de uma transformação nos métodos de produção. Nos próximos 20 ou 30 anos, veremos cada vez mais produtos fabricados com essa tecnologia nas prateleiras das lojas”, exaltou Felipe Pereira Santos, cofundador da Oaloo Tecnologia.
Mercado
O mercado global de impressão 3D está em rápida expansão e deve alcançar um valor de aproximadamente US$ 70,8 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta de 18%.
O aumento da adoção dessa tecnologia em setores como manufatura, saúde, construção e automotivo tem impulsionado essa expansão. Desde a pandemia, a impressão 3D se destaca por sua capacidade de reduzir custos e otimizar cadeias de suprimentos.