Oito clubes do Brasileirão lançam colecionáveis digitais para medir engajamento da torcida

Empresa criadora dos fan tokens e da plataforma Socios.com, Chiliz lançou uma linha de colecionáveis digitais em parceria com oito clubes brasileiros - Divulgação

Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Vasco lançaram uma linha de colecionáveis digitais em parceria com a Chiliz, empresa criadora dos fan tokens e da plataforma Socios.com.

Chamado de “Proof-of-Passion” (“Prove Sua Paixão”, em tradução livre), o projeto pretende unir a tradição dos fãs de futebol de colecionar itens relacionados ao clube do coração com o universo digital dos jovens torcedores, principalmente da Geração Z.

A iniciativa será acompanhada por um métrica de engajamento via blockchain, que premiará os torcedores mais apaixonados do país com memorabília utilizada nos jogos, como camisas, chuteiras, bolas e outros itens, além de experiências.

“O fã de futebol sempre gostou de colecionar itens do time do coração. Mas sempre foi muito difícil para os clubes medir esse engajamento”, disse Bruno Pessoa, diretor-geral da Chiliz e da Socios.com no Brasil.

Campanha

Para participar da campanha e concorrer aos prêmios, os torcedores devem resgatar os colecionáveis digitais antes de cada rodada do Campeonato Brasileiro por meio do site oficial da iniciativa. Os códigos de resgate serão divulgados 24 horas antes de cada rodada no perfil da Socios.com Brasil e dos times participantes no X (antigo Twitter).

Cada torcedor poderá obter gratuitamente os colecionáveis de cada time, desde que faça o resgate nas 24 horas anteriores a cada jogo. Ao final da temporada, haverá um 39º colecionável brilhante de cada clube, que só estará disponível para os torcedores que tiverem coletado todos da série distribuída durante a temporada.

“Com os colecionáveis da Chiliz, vamos digitalizar essa prática centenária de coleção, levando-a para o ambiente da blockchain, no qual as informações são públicas e transparentes. Dessa maneira, vamos poder descobrir, por exemplo, qual a torcida mais engajada digitalmente, estreitar o relacionamento com esse torcedor e recompensá-lo por sua lealdade”, projetou Pessoa.

A distribuição será gratuita e sem requisitos adicionais. Para participar dos concursos valendo premiação, porém, será necessário possuir os fan tokens oficiais do time e ter uma carteira ativa no aplicativo da Socios.com. Após o resgate, o torcedor também poderá guardar o colecionável em sua carteira digital de preferência.

Parceiros

Além da Chiliz Chain, a Chiliz também usará a plataforma Gotas Social para facilitar a interação dos torcedores que podem não estar familiarizados com os processos da tecnologia Web3, e a empresa BRLA, fintech brasileira especializada em transações cripto, para simplificar o procedimento de aquisição de fan tokens pelos torcedores.

Sair da versão mobile