O Conselho da Conmebol, reunido na noite desta segunda-feira (22), em Santiago, no Chile, decidiu, por decisão unânime, solicitar à Fifa que as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 mantenham o formato atual, com partidas de ida e volta de todos contra todos.
Depois da edição do Catar, que começará em 20 de novembro, a Copa do Mundo subirá o número de participantes de 32 para 48.
Aliança com Uefa
O Conselho também avaliou bem a primeira edição da Copa Intercontinental Sub-20, disputada no último domingo (21), entre Peñarol e Benfica. O time português ficou com o título, ao vencer por 1 a 0 a final, disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu.
A partida contou com mais de 40 mil torcedores e teve imagens exibidas para160 países. O duelo foi organizado dentro do acordo de cooperação estratégica entre Conmebol e Uefa. As duas entidades se aliaram recentemente para derrubar a ideia da Fifa de organizar uma Copa do Mundo bienal.
Um novo capítulo dessa aliança ocorrerá em setembro, com a Finalíssima de futsal, com participação de equipes campeãs continentais da Europa (Portugal e Espanha) e América do Sul (Argentina e Paraguai).
Em fevereiro, haverá a Finalíssima do futebol feminino, entre Brasil, campeão da Copa América, e Inglaterra, vencedora da Euro. O local do encontro ainda será definido.