Palmeiras fecha parceria com Adobe para otimizar e disponibilizar acervo digital

Tecnologia também é usada por grandes empresas, como Nasa, Apple, Microsoft e McDonald’s, além de alguns dos principais clubes do futebol europeu - Divulgação / Palmeiras

O Palmeiras anunciou, nesta terça-feira (7), uma parceria com a Adobe, uma das principais empresas de software do mundo, com o objetivo de otimizar e disponibilizar o acervo digital do clube. Prestes a completar 110 anos de história (em 26 de agosto deste ano), o Alviverde terá documentos e registros organizados de forma padronizada e inteligente na Adobe Experience Cloud.  

De acordo com o Palmeiras, a tecnologia contratada é o Adobe Experience Manager Assets, uma plataforma de gerenciamento de ativos digitais em nuvem que permite administrar milhões de conteúdos de forma mais fácil e eficiente. Com essa solução, o clube poderá criar, gerenciar, prover, otimizar e até monetizar conteúdo, fornecendo aos torcedores experiências personalizadas em grande escala. A tecnologia também é usada por grandes empresas, como Nasa, Apple, Microsoft e McDonald’s, além de alguns dos principais clubes do futebol europeu.

“O Palmeiras sempre se une com os melhores do mercado, e estabelecer essa parceria com a Adobe nos garantirá o pronto acesso ao que há de melhor em termos de tecnologia. A fácil integração da plataforma da Adobe com outras ferramentas que já usamos tornará a nossa comunicação com os torcedores ainda mais próxima e relevante”, destacou Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras.

“O Palmeiras tem um forte compromisso com o pioneirismo. A nossa parceria com a Adobe é mais um demonstrativo da nossa capacidade de estar sempre à frente nas iniciativas do esporte sul-americano”, acrescentou o executivo. 

O primeiro passo da parceria será a organização e o tagueamento dos ativos do acervo por meio de inteligência artificial (IA) para que cada registro da história do clube seja preservado e facilmente localizado. As tecnologias de Smart Tag e Smart Search serão usadas nesta etapa do processo. 

“Com as nossas soluções, o clube poderá aumentar ainda mais o engajamento com os seus milhões de torcedores e oferecer um conteúdo mais contextual, relevante, personalizado e em tempo real. Além disso, com a Smart Tag, a inteligência artificial da Adobe será capaz de identificar, por exemplo, uma foto que mostre o Endrick chutando a bola com a perna esquerda, em um jogo no Allianz Parque, em uma tarde de domingo, em um jogo do Campeonato Brasileiro”, exemplificou Tiago Grinman, diretor-executivo de contas da Adobe.

A customização e a escalabilidade na produção do conteúdo serão potencializadas e facilitadas pelo Adobe Firefly, solução de inteligência artificial generativa (Gen AI) integrada ao Adobe Experience Manager Assets. O Firefly faz uso de IA para criar novos conteúdos com base em fotos e vídeos já existentes.

Por fim, internamente, o Palmeiras também se beneficiará do GenStudio, uma tecnologia da Adobe que faz uso da Gen AI para criar e gerenciar conteúdo de forma mais rápida e eficaz para diversos canais.

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