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Palmeiras projeta hubs de saúde e educação para relacionamento com torcida

Diretor de marketing do clube festeja bom desempenho em torneios internacionais, que valorizam marca da equipe

Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras, durante participação no Sports Summit - Adalberto Leister Filho/Máquina do Esporte

Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras, durante participação no Sports Summit - Adalberto Leister Filho/Máquina do Esporte

O Palmeiras planeja lançar dois novos projetos com sua marca: um hub de saúde e outro de educação. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliar o engajamento com o torcedor e integrar o clube ao cotidiano da sua base de fãs.

“Quando lançamos produtos, seja o Palmeiras Viagens, o Palmeiras Experiências, vem aí um hub de educação, vem um hub de saúde, tudo o que envolve o torcedor nas suas 24 horas do dia, queremos estar presentes, ter participação direta no dia a dia do torcedor”, contou  Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras, em entrevista à Máquina do Esporte durante o Sports Summit, em São Paulo.

Questionado sobre detalhes das iniciativas nas áreas de saúde e educação, o executivo não quis dar detalhes por serem projetos ainda em tratativas iniciais ou que ainda não foram lançados.

O projeto dos hubs de saúde e educação se soma a outras frentes de relacionamento com o palmeirense, como o programa de sócio-torcedor Avanti, a conta digital Palmeiras Pay e produtos licenciados, como os que serão lançados com a Cimed, última empresa a assinar com o clube.

Educação

Rivais do Palmeiras, Corinthians e São Paulo já fizeram iniciativas semelhantes na área de educação. O Timão chegou a ter parceria com a UniDrummond, que abriu um campus na Neo Química Arena em 2020. O projeto foi encerrado após o fim do vínculo com o clube. O parceiro da equipe na área atualmente é a Unicesumar, do mesmo grupo da Uniasselvi, que patrocina o Palmeiras.

Já o São Paulo lançou a SPFC University, em parceria com a UniDom Bosco, no início do ano. A iniciativa conta atualmente com graduação em gestão esportiva e lazer, pós-graduação em marketing esportivo, além de cursos livres em diversas áreas.

Valorização

Independentemente dos projetos em andamento, o Palmeiras experimentou, ao longo do ano, a valorização da sua marca, catapultada pela chegada ás quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, em julho, e a classificação para a decisão da Libertadores contra o Flamengo, marcada para dia 29, em Lima (Peru).

Coelho acredita que o bom desempenho internacional fortalece a imagem institucional e facilita a atração de novos patrocinadores e parceiros comerciais.

“O futebol é emocional e o bom desempenho engaja mais a torcida. O importante é que o torcedor esteja cada vez mais no Palmeiras. Tem os saltos de qualidade por conta do desempenhos, mas ao mesmo tempo, mantemos uma curva ascendente de participação no negócio”, conta o executivo.

O capitão Gustavo Gómez com a marca Cimed na camisa: nova patrocinadora do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
O capitão Gustavo Gómez com a marca Cimed na camisa: nova patrocinadora do Palmeiras – Cesar Greco/Palmeiras

Cimed

A boa fase já rendeu frutos, como o contrato com a Cimed, anunciado oficialmente no final de outubro. O acordo, válido até dezembro de 2027, prevê não apenas exposição da marca região da clavícula da camisa.

“O Palmeiras participa dos produtos da Cimed, criando linhas com a marca Palmeiras e colaborando nos produtos que são o carro-chefe deles”, afirma.

A linha de produtos licenciados deve incluir suplementos, vitaminas, cosméticos, o hidratante labial Carmed e a linha infantil João e Maria. O clube irá receber royalties da Cimed sobre os itens vendidos com sua marca.

Uniforme

Duas propriedades de patrocínio na camisa estão disponíveis atualmente: a barra traseira e o esterno (também conhecida como escudeto).

“Há pelo menos seis ou sete [empresas] interessadas e as negociações estão em andamento”, aponta.

Há possibilidades comerciais de abrir novas propriedades que inicialmente não estariam no mercado, como a barra frontal e os meiões.

“[A barra frontal] não é uma área que o Palmeiras tem disponível, a não ser que apareça uma proposta irrecusável”, comenta.

Everaldo Coelho discursa em evento comemorativo de dois anos do Palmeiras Pay, em fevereiro – Fabio Menotti / Palmeiras

Avanti

Outra iniciativa bem-sucedida é o programa de sócio-torcedor Avanti, o maior do país, que conta atualmente com 182.226 associados adimplentes. No Brasil, Internacional (146 mil) e Grêmio (101.668) vêm logo a seguir.

O Verdão trabalha para ampliar ainda mais esse número oferecendo experiências e serviços além do futebol.

“Nosso objetivo é que todo palmeirense seja sócio-torcedor. O Avanti nasceu para que o Palmeiras fizesse parte da vida de cada torcedor”, diz o diretor de marketing.

O sucesso do Avanti é impulsionado pelo Palmeiras Pay, conta digital do clube, que já soma 1 milhão de correntistas pelo Brasil. O cliente do banco palmeirense tem direito a degustação do programa de sócio-torcedor por até seis meses. Após esse período, muitos clientes acabam aderindo ao Avanti.

Sportingbet

Apesar da boa fase nos gramados e do recente anúncio de patrocínio da Betano ao Flamengo por invejáveis R$ 268 milhões por ano, o Palmeiras não pretende renegociar valores do contrato com a Sportingbet, que assumiu o espaço máster da camisa do Verdão no início do ano.

“Sabemos quanto vale a marca Palmeiras e buscamos uma parceria forte”, pondera o executivo.

“O contrato com a Sportingbet foi resultado de um bid [oferta]. Eles são o segundo maior grupo [de apostas] do mundo. Eles estão na bolsa. Temos uma questão de credibilidade e confiança”, completa.

Para ele, o novo patrocínio do Flamengo, anunciado em agosto, não é um motivo para que haja alterações nos valores ganhos pelo time paulista.

“Claro que sempre discutimos valores, novas possibilidades e incrementos diariamente com todos os patrocinadores. Mas o clube não se pauta pelo que acontece no mercado”, defende.