A decisão da Libertadores da América, principal competição de clubes do continente, está se aproximando. E um levantamento inédito feito pelo Apostagolos.com mostra que os times brasileiros que mais se destacam no torneio nos últimos anos são também os mais populares entre os torcedores dos países vizinhos.
O Flamengo aparece na liderança do ranking, seguido pelo Palmeiras, que conseguiu superar o Corinthians, dono da segunda maior torcida do Brasil. O atual bicampeão da Libertadores (que tem três taças no total) empata com o time carioca em quatro de 11 países do continente: Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela.
Nas demais localidades, o Flamengo lidera isoladamente. O time carioca e o Palmeiras são os únicos a aparecerem no topo da lista em todas as nações pesquisadas.
Sem realizar campanhas de destaque na Libertadores nos últimos anos, o Corinthians tem sua melhor posição em terceiros lugares e sequer aparece entre os cinco brasileiros mais populares no Equador e na Venezuela.
Critério e surpresas
O ranking do Apostagolos.com baseia-se na média mensal de buscas no Google nos últimos 12 meses, em 11 países da América do Sul. Foram analisados dez clubes brasileiros: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Internacional e Atlético-MG.
O fato que mais fica evidente nos resultados é que o momento vivido por cada clube influencia sua popularidade no continente. Mas esse não é o único aspecto a ser considerado. Mesmo não realizando grandes campanhas em competições continentais nos últimos anos, Grêmio e Internacional, por exemplo, aparecem entre os cinco brasileiros mais populares do Uruguai, que é próximo geograficamente do Rio Grande do Sul.
A história consolidada de uma equipe também parece impactar o ranking. Isso ajuda a explicar, por exemplo, a presença do Santos entre os cinco mais populares em seis países diferentes. Enquanto isso, o São Paulo, que tem a terceira maior torcida do Brasil (muito mais numerosa que a do time praiano), conseguiu se destacar em cinco países vizinhos.
Situação parecida pode ser observada entre os grandes de Minas Gerais. Apesar da péssima fase vivida em campo nos últimos anos, amargando a Série B do Brasileiro e sem participar de competições internacionais, o Cruzeiro aparece como o quinto brasileiro mais popular da Bolívia. Já seu arquirrival Atlético Mineiro, que chegou à semifinal da Libertadores de 2021, não aparece no topo da lista em nenhuma nação sul-americana.