Palmeiras supera Corinthians e é o 2º time brasileiro mais popular na América do Sul 

A decisão da Libertadores da América, principal competição de clubes do continente, está se aproximando. E um levantamento inédito feito pelo Apostagolos.com mostra que os times brasileiros que mais se destacam no torneio nos últimos anos são também os mais populares entre os torcedores dos países vizinhos.  

O Flamengo aparece na liderança do ranking, seguido pelo Palmeiras, que conseguiu superar o Corinthians, dono da segunda maior torcida do Brasil. O atual bicampeão da Libertadores (que tem três taças no total) empata com o time carioca em quatro de 11 países do continente: Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela.

Nas demais localidades, o Flamengo lidera isoladamente. O time carioca e o Palmeiras são os únicos a aparecerem no topo da lista em todas as nações pesquisadas.

Ranking da Apostagolos.com mostra Flamengo e Palmeiras empatados na liderança dos clubes brasileiros mais populares da Argentina

Sem realizar campanhas de destaque na Libertadores nos últimos anos, o Corinthians tem sua melhor posição em terceiros lugares e sequer aparece entre os cinco brasileiros mais populares no Equador e na Venezuela.  

Segundo time de maior torcida do Brasil, o Corinthians não é citado na Venezuela e aparece apenas em quinto lugar no Chile

Critério e surpresas

O ranking do Apostagolos.com baseia-se na média mensal de buscas no Google nos últimos 12 meses, em 11 países da América do Sul. Foram analisados dez clubes brasileiros: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Internacional e Atlético-MG

Mesmo distantes das competições internacionais, Cruzeiro e Grêmio aparecem bem-colocados em alguns países

O fato que mais fica evidente nos resultados é que o momento vivido por cada clube influencia sua popularidade no continente. Mas esse não é o único aspecto a ser considerado. Mesmo não realizando grandes campanhas em competições continentais nos últimos anos, Grêmio e Internacional, por exemplo, aparecem entre os cinco brasileiros mais populares do Uruguai, que é próximo geograficamente do Rio Grande do Sul.  

Internacional, que não fez boas participações recentes em torneios continentais, destaca-se no ranking do vizinho Uruguai

A história consolidada de uma equipe também parece impactar o ranking. Isso ajuda a explicar, por exemplo, a presença do Santos entre os cinco mais populares em seis países diferentes. Enquanto isso, o São Paulo, que tem a terceira maior torcida do Brasil (muito mais numerosa que a do time praiano), conseguiu se destacar em cinco países vizinhos.   

Santos, que se destaca no Peru, aparece mais vezes no Top 5 do que o São Paulo

Situação parecida pode ser observada entre os grandes de Minas Gerais. Apesar da péssima fase vivida em campo nos últimos anos, amargando a Série B do Brasileiro e sem participar de competições internacionais, o Cruzeiro aparece como o quinto brasileiro mais popular da Bolívia. Já seu arquirrival Atlético Mineiro, que chegou à semifinal da Libertadores de 2021, não aparece no topo da lista em nenhuma nação sul-americana.  

Ausência do Atlético-MG é uma das grandes surpresas do estudo, que mostra o Cruzeiro bem-posicionado em alguns países
Sair da versão mobile