Pular para o conteúdo

Palmeiras tem aumento de quase 150% em espaço publicitário para o clássico contra o Corinthians 

Sports Hub criou paredão triplo atrás do gol, instalou telões nas colunas de iluminação e implantou painel ao lado dos bancos de reservas

Telão instalado na coluna de iluminação da Arena Barueri - Divulgação

Telão instalado na coluna de iluminação da Arena Barueri - Divulgação

O Palmeiras terá um total de 883m² de espaço publicitário na Arena Barueri para o clássico contra o Corinthians, neste sábado (12), às 18h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O número significa um aumento de 145,3% em relação ao que era utilizado anteriormente no estádio.

Como comparativo, outras arenas da Série A têm, em média, 240m² de espaço publicitário, de acordo com a Sports Hub, parceira do Palmeiras na exploração das placas de campo nos jogos do time como mandante no Campeonato Brasileiro. Ou seja, as novas áreas comerciais correspondem a um aumento de 268% na área publicitária em relação aos demais estádios da elite do Brasileirão. 

“Faz tempo que estamos fazendo o mapeamento da Arena Barueri e teremos a oportunidade de colocar neste jogo. Não criamos isso para o clássico. Em todos os jogos teremos as mesmas propriedades de led”, explicou Sérgio Gomes, sócio-diretor da Sports Hub, em entrevista à Máquina do Esporte.  

As iniciativas servem para a empresa maximizar os ganhos e poder pagar pelo contrato atual, que também é vantajoso para o Palmeiras. O novo acordo, assinado em 2024 e que teve início neste ano, prevê remuneração total de R$ 315 milhões até 2029 (R$ 63 milhões anuais). 

Para isso, haverá a estreia de dois telões de 120m² cada um nas torres de iluminação do estádio, de frente para a transmissão da TV. Para se ter uma ideia, esses telões têm o dobro do tamanho dos que são utilizados no Allianz Parque. 

Outra oportunidade nova será um muro de 3 metros de led atrás do Gol Sul. No local, haverá um led usual, de 1 metro de altura, além da nova propriedade.  

“Realizamos um estudo de engenharia para fazermos uma parede inteira com led. São 80m x 3m atrás do gol. Vai ter o led normal no campo e esse muro, logo atrás. Na Europa se usa muito essa segunda linha de led”, contou Gomes.  

Led duplo atrás do Gol Sul da Arena Barueri - Divulgação
Led duplo atrás do Gol Sul da Arena Barueri – Divulgação

Finalmente, a última novidade para o Derby será um led duplo (frente e verso), postado ao lado dos bancos de reserva. Ali serão mais dois painéis de 20 metros, que graças à publicidade postada em ambos os lados, geram oportunidade comercial de mais 80 metros na arena.  

“Foi uma criação nossa. É uma zona que quase não tem nada. Nem a transmissão da TV pega direito. Mas o público vai ver. Às vezes, vaza alguma imagem e fica bonito. Quem está do outro lado do campo consegue ver esse led”, disse o executivo. 

Patrocinadores 

Para preencher todos esses espaços, a Sports Hub já vendeu todas as cotas do Campeonato Brasileiro.  

Há uma cota máster, adquirida pela Bet365, além de 14 outras cotas negociadas com Aiwa, Alfa, Ampri, Assaí Atacadista, BMW Agulhas Negras, Comando G8, Dolly, Embracon, GiroAgro, HBO Max, Menzoil, Polarium Broken, Sampel e Sil Fios e Cabos Elétricos.  

“No jogo Palmeiras x Botafogo [estreia do Brasileirão], tivemos 52% a mais de QI [qualificação da imagem] em relação aos jogos do ano passado, segundo medição do Ibope Repucom, que faz essa metrificação para a gente”, ressaltou Gomes.  

Feminino e Sub-20 

A empresa assinou um contrato adicional para explorar a publicidade de campo também nos jogos do Palmeiras Feminino e do time Sub-20, que normalmente devem mandar seus jogos na Arena Barueri nesta temporada. Por conta disso, todo o aparato de led montado pela Sports Hub ficará permanentemente no estádio.  

“Vamos fomentar esses campeonatos, que em geral são mal explorados pela publicidade. A CBF [Confederação Brasileira de Futebol] explora mal essas propriedades no Brasileirão Feminino. Vemos jogos sem placas de campo”, lamentou o empresário.  

Para essa nova propriedade comercial, Gomes já assinou contrato com o Assaí Atacadista, além de ceder outro espaço para promoção de produtos ligados ao Palmeiras, como o Avanti (programa de sócio-torcedor) e o Palmeiras Pay (banco digital).