Com o novo formato de vendas de direitos de transmissão para o Paulistão após o término do contrato de exclusividade com a Globo, o YouTube, plataforma de vídeos pertencente ao Google, adquiriu uma das cotas disponíveis e, em 2022, tem realizado transmissões do torneio em todas as rodadas.
Embora na maioria dos jogos os números não tenham sido tão significativos até o momento, os clássicos têm se destacado. Com as exibições de São Paulo x Palmeiras, no último dia 10, e Palmeiras x Corinthians, disputado nesta quinta-feira (17), a plataforma conquistou uma audiência bem acima de 1 milhão de usuários simultaneamente.
A vitória do Palmeiras sobre o Corinthians por 2 a 1 no Allianz Parque, que contou com uma ampla cobertura do YouTube e apresentação de Tiago Leifert, a plataforma conquistou 2,7 milhões de usuários simultâneos durante grande parte do segundo tempo. Além disso, em apenas 12 horas, alcançou 12 milhões de visualizações no link original da transmissão.
Os números obtidos foram suficientes para transformar a partida na melhor audiência da plataforma no Paulistão. O recorde anterior havia sido obtido justamente no outro clássico, na vitória do Palmeiras sobre o São Paulo por 1 a 0, no Morumbi, que alcançou pouco mais de 1,4 milhões de visualizações simultâneas e 8 milhões de visualizações em 12 horas.
O YouTube poderá tentar uma nova quebra de recorde na fase final do Paulistão a partir da semana que vem, com jogos de mata-mata que costumam atrair bastante atenção dos torcedores. A plataforma exibirá um dos duelos das quartas de final, além de uma semifinal e os jogos de ida e volta da final do torneio.