O Paramount+ realizou, na manhã desta terça-feira (7), a coletiva oficial de imprensa para revelar detalhes das transmissões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, que serão exibidas pela plataforma de streaming de forma inédita em 2023. O acordo de direitos de transmissão com a Conmebol se estenderá até 2026 e marca a entrada do serviço no mercado esportivo.
Para este ano, serão 154 jogos ao vivo, sendo 76 da Libertadores e 78 da Sul-Americana, com alguns deles sendo exclusivos. A estreia se dará nesta quinta-feira (9), às 21h, com o duelo Boston River (URU) x Zamora (VEN). Entre os jogos exclusivos, um dos principais destaques neste início das duas competições será o confronto Deportivo Maldonado (COL) x Fortaleza, marcado para 23 de fevereiro, às 21h.
“Este acordo é um grande marco na trajetória do Paramount+. Teremos conteúdo esportivo pela primeira vez para se somar a todo o conteúdo de entretenimento, filmes e séries, que disponibilizamos ao público. Será uma experiência premium dos dois torneios na nova casa”, afirmou Diego Reck, vice-presidente de esportes da Paramount, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
Com o lema “Futebol do Nosso Jeito”, as transmissões terão produção da LiveMode e contarão com os narradores Nivaldo Prieto e João Guilherme e os comentaristas Paulo Vinícius Coelho (PVC) e Ale Xavier. Além dos quatro, que estiveram presentes na entrevista coletiva, a plataforma ainda pretende contratar outras 13 pessoas para participar das transmissões.
“Estamos fazendo uma curadoria. Percebemos que a formação de talentos ficou em segundo plano há alguns anos no Brasil. Queremos dar um maior número de oportunidades, queremos ver um maior número de ideias contempladas, queremos reconhecer o trabalho e o talento. Temos a obrigação de falar para audiências distintas, mulher, jovem, mais velhos, de todas as regiões do país. Queremos profissionais que agreguem essas audiências”, revelou Diego Reck.
Ainda com relação às transmissões, o serviço de streaming fará os jogos de maior apelo ao vivo do estádio, com direito a equipe completa, pré, intervalo e pós-jogos direto do local das partidas e com tudo disponibilizado em vídeo on demand (VOD) depois. Ainda haverá outros dois tipos de transmissões, com apenas os repórteres no estádio ou aqueles de menor apelo, em que não haverá equipe presencial.
Como retorno financeiro, a plataforma acredita que haverá um crescimento do número de assinantes, que poderá aproveitar também o extenso catálogo de filmes e séries disponíveis e, assim, não deixar o serviço quando o próprio time for eliminado da competição que estiver disputando, por exemplo.
Em termos de anunciantes, acordos de publicidade serão fechados com marcas premium e haverá espaço para eles, porém a ideia do Paramount+ é dar ao torcedor uma experiência o mais limpa possível.
“O hábito de consumo mudou. Não há diferença em fazer uma transmissão esportiva para a TV aberta, TV fechada ou plataforma de streaming. Em questão de acesso, aliás, o streaming é muito mais democrático. Fechamos uma propriedade enorme, que são as duas maiores competições da Conmebol, e esperamos dar uma experiência gradativamente melhor aos assinantes no decorrer dos quatro anos de contrato”, analisou Reck.
De acordo com ele, todo o foco esportivo do Paramount+ estará voltado para Libertadores e Sul-Americana neste primeiro momento.
“Estaremos sempre atentos a oportunidades de mercado, mas temos as maiores propriedades do futebol latino-americano e, nesse início, queremos gerar uma experiência premium a quem estiver assistindo às duas competições conosco”, finalizou o vice-presidente de esportes da Paramount.