O Paraná Clube anunciou a Evidence 5000 como a nova patrocinadora máster da equipe, que disputa a segunda divisão do Campeonato Paranaense. A nova parceira é uma conhecida casa de entretenimento adulto de Curitiba (PR), fato que gerou polêmica entre os torcedores.
O clube justificou o acordo dizendo que Marcelo Aparecido Ferreira Domingues, dono da Evidence 5000, é torcedor apaixonado do clube.
“O Paraná Clube precisa de ajuda para essa competição que está começando, e estou fazendo meu papel de torcedor e empresário, que é de contribuir com o clube nesse momento”, justificou Domingues.
“É um patrocínio sério e que visa ajudar na causa principal do Paraná, que é conseguir o acesso”, acrescentou.
Segundo o time paranaense, o empresário também ajudou o Paraná a conseguir mais patrocinadores.
“Esses novos apoiadores fecharam conosco recentemente e também vão estampar suas marcas na camisa do Paraná. Precisamos da união de todos os paranistas para conseguir nosso objetivo, que é buscar o acesso à primeira divisão do Paranaense”, clamou Helton Caron, superintendente do Paraná.
As demais empresas, que ainda não foram divulgadas, também estamparão seus logotipos na camisa do Paraná.
Reação ruim
A chegada da Evidence 5000 gerou polêmica entre os torcedores. A torcida feminina Gralhas da Vila divulgou uma nota de repúdio em sua conta no Instagram por causa do patrocínio. O grupo lembrou uma série de dados que colocam o Brasil entre os países com maior incidência de prostituição no planeta.
Segundo a torcida, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo o primeiro colocado na América Latina. De acordo com números do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de 2010, havia 250 mil crianças sendo exploradas sexualmente no país.
De acordo com as Gralhas da Vila, meninas se prostituem por R$ 2 em Roraima e por R$ 5 no Nordeste. Na zona leste de São Paulo, haveria menores de idade sendo exploradas sexualmente por R$ 20.
“Quando aceitamos que alguém estampe em nossa camisa algo que é favorável a tudo isso, estamos validando a exploração e objetificação de corpos, em sua maioria – e nesse caso, talvez até de forma total – femininos”, criticou a torcida.
Busca pelo acesso
O Paraná estreará na Segundona do Paranaense no próximo dia 29 de abril, contra o Toledo, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR). Dez equipes disputarão a competição em busca de duas vagas na elite do Estadual. Rio Branco e Foz do Iguaçu já caíram da elite paranaense neste ano.
Outros parceiros já anunciados pelo Paraná, esses sem maiores polêmicas, foram o site de apostas BRBet, que estampará as mangas da camisa, e o Frigorífico Argos, que terá visibilidade na região da clavícula.