Parceiro da Red Bull, Bernard Arnault oficializa negociações para compra do Paris FC

Paris FC disputa atualmente a Ligue 2 da França - Reprodução / Instagram (@parisfc)

A capital da França está em vias de ter mais um clube de futebol controlado por um grande conglomerado econômico. Além do PSG, que hoje pertence à Qatar Sports Investments, da família real do Catar, a Cidade Luz passará agora a ter um representante do Grupo Red Bull.

O Paris FC, que atualmente disputa a Ligue 2 (lidera a competição, com seis vitórias em oito jogos disputados, totalizando 18 pontos), será vendido para a família do empresário Bernard Arnault, parceiro da Red Bull, empresa que controla clubes de futebol em países como Áustria, Alemanha, EUA e Brasil.

Conforme já havia noticiado pela Máquina do Esporte, o negócio é avaliado em € 200 milhões (R$ 1,3 bilhão, pela cotação atual).

Nesta quinta-feira (17), a Agache, holding pertencente a Arnault, oficializou o procedimento para a compra do clube parisiense. Em um comunicado à imprensa, o grupo declarou estar entrando em “negociações exclusivas com o objetivo de adquirir uma participação majoritária no Paris FC”. O atual proprietário da equipe é Pierre Ferracci, que continuará como acionista minoritário.

“O Paris FC escreverá uma nova página em sua rica história com a família Arnault e a Red Bull, que também entrou em negociações para a aquisição de uma participação minoritária”, diz o comunicado.

Na nota, o novo proprietário afirma que pretende “registrar permanentemente as equipes masculina e feminina [do Paris FC] na elite do futebol francês e no coração dos parisienses”.

“Com a chegada de Agache como acionista majoritário do clube, o clube mudará de dimensão e buscará novos sucessos”, afirma o comunicado.

Como será a participação da Red Bull?

A Agache também destacou que pretende “respeitar as cores, o brasão e a identidade do Paris FC” e adiantou que “a Red Bull intervirá principalmente na dimensão esportiva em um papel consultivo”.

Se a promessa for mantida, será uma exceção à regra adotada pela fabricante de bebidas energéticas, que faz questão de batizar com o nome de sua marca principal os times nos quais investe, situação observada no Brasil com o Bragantino, que passou a se chamar Red Bull Bragantino.

“Estamos esperançosos de que, gradualmente, escreveremos juntos uma bela página no futebol francês, sem estabelecer objetivos específicos nesta fase”, disse Arnault, que será o representante da Agache no Conselho de Administração do Paris FC.

O diretor-geral da Red Bull e responsável por projetos e investimentos, Oliver Mintzlaff, procurou destacar a importância estratégica do novo investimento.

“Paris e a Île de France [região onde está localizada a capital francesa] reúnem talentos excepcionais no futebol, que devem ser treinados e crescer em primeiro lugar em um clube de sua região. Estamos ansiosos para ajudar a atrair mais talentos femininos e masculinos para aumentar o desempenho da equipe”, declarou o executivo.

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