A parceria do Palmeiras com a Win The Game, anunciada nesta quarta-feira (7), pretende não ficar limitada a projetos de sustentabilidade, dentro do conceito “Por Um Futuro Mais Verde”, já utilizado pelo clube paulista em outras ações.
A ideia é que também sejam feitas ações no sentido de promover outras causas, como diversidade de gênero, contra discriminação de qualquer natureza, antirracismo e de inclusão social, e que sejam capazes de gerar novas receitas ao time.
“Queremos trazer parceiros que tragam contrapartidas sociais, ecológicas, sobre carbono zero, por exemplo, que estimulem ações sociais e de governança. É o caminho da ESG [governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês] que as empresas estão tomando. Quanto mais patrocinadores e patrocinados dão de retorno à sociedade, melhor para a parceria”, afirmou Claudio Pracownik, CEO da Win The Game, em entrevista à Máquina do Esporte.
Redes sociais
Para essas ações, o Palmeiras pretende fazer melhor uso de suas plataformas digitais. Segundo o ranking digital dos clubes do futebol brasileiro, levantamento feito pelo Ibope Repucom, o Palmeiras é o quarto clube com mais seguidores nas principais mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok), com 16.732.358 seguidores.
No YouTube, porém, a TV Palmeiras é a segunda com mais inscritos entre os times brasileiros, com 1,86 milhão de pessoas, ficando atrás apenas do Flamengo. São ativos que Palmeiras e Win The Game pretendem trabalhar para gerar mais faturamento ao clube.
“Nosso papel é buscar parceiros para trazer novas receitas ao clube em ações de marketing, que não necessariamente envolvam patrocínio de camisa. Quando possível, com uma pegada digital”
Claudio Pracownik, CEO da Win The Game
“A ideia é inserir mais o Palmeiras dentro do processo de valorização de ativos digitais. Vai ter esse olhar buscando monetizar, criar em cima de ativos digitais”, completou o executivo.
Sentido da mensagem
Segundo Pracownik, apesar da parceria ter sido anunciada nesta quarta-feira (7), já recebeu ligações de três empresas interessadas em conversar sobre possíveis parcerias com o Palmeiras.
“Precisamos entender o que a empresa busca, o que a marca representa, que público quer atingir, para depois buscar pontos de contato com o Palmeiras e sua história. Vamos buscar, sempre que possível, realizar ações que atendam ao que se espera hoje quando se fala em responsabilidade social das empresas”, contou.
Para que a ação seja efetiva, é necessário que a mensagem transmitida faça sentido em relação aos objetivos da parceira comercial e à trajetória do Palmeiras.
“Todo projeto é filtrado pelo clube para entender se tem consonância e identidade com o que o Palmeiras quer trabalhar”, destacou o CEO da Win The Game.
“Vamos tentar buscar patrocinadores que tragam mensagens ou estimulem positivamente a sociedade a agir em busca de objetivos como igualdade de gênero, ações antirracistas, pluralidade de pensamento, preocupação com meio ambiente e com governança”, finalizou o executivo.