Patrocinadores da LaLiga, Santander e Puma repudiam caso de racismo contra Vinícius Júnior

Atacante Vini Jr. sofreu racismo no jogo contra o Valencia - Reprodução / Instagram (@vinijr)

Alguns dos principais patrocinadores da LaLiga, como o banco Santander e a Puma, fornecedora de material esportivo do campeonato, posicionaram-se após o ato de racismo sofrido pelo brasileiro Vinícius Júnior durante o jogo do Real Madrid contra o Valencia, válido pela 35ª rodada do torneio.

A inércia da LaLiga em combater o racismo fez com que figuras que associam o símbolo da liga espanhola à Klu-Klux-Klan, organização racista dos Estados Unidos, viralizassem nas redes sociais. E essa crise na imagem da competição também atinge seus patrocinadores.

O Santander divulgou uma mensagem curta sobre o acontecimento, que mancha a imagem do torneio e, por consequência, do próprio banco, detentor do title sponsor da LaLiga até o final desta temporada.

“O Santander repudia veementemente qualquer manifestação de preconceito ou racismo”, afirmou o banco, que não renovou contrato para 2023/2024.

Essa propriedade será da EA Sports a partir da próxima temporada. A desenvolvedora de jogos já é patrocinadora da LaLiga. Em março de 2022, a marca inclusive promoveu a Semana Antirracismo em conjunto com a liga espanhola. A iniciativa culminou com ativações no dia 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Sobre o novo caso de racismo sofrido por Vini Jr., porém, a empresa ainda não se manifestou. A Máquina do Esporte tentou contato com a marca e atualizará esta nota assim que a empresa responder.

Puma

A Puma foi outra patrocinadora da LaLiga que se pronunciou oficialmente sobre o episódio. Fornecedora da bola do campeonato desde 2019, a marca mostrou apoio a Vini Jr.

“Na Puma, não toleramos racismo e condenamos qualquer forma de discriminação. Nos solidarizamos com Vinícius Júnior e toda a comunidade do futebol ao condenar os eventos de ontem”, afirmou a marca alemã, em nota.

Outras marcas parceiras da LaLiga, como Socios.com, Sorare e Panini, ainda não se posicionaram.

Sair da versão mobile