A partir deste sábado (20), a bola rolará naquela que é considerada a maior competição estadual de futebol do Brasil. O jogo de estreia da Série A1 do Campeonato Paulista 2024 será entre Red Bull Bragantino e Água Santa, a partir das 17h15 (horário de Brasília), em Bragança Paulista.
Com 16 clubes, o torneio terá como principais atrações quatro gigantes do futebol brasileiro (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). O time da Vila Belmiro amargará a Série B do Brasileirão neste ano, ao passo que o “Trio de Ferro” seguirá contando com a companhia do Red Bull Bragantino na primeira divisão nacional.
O clube de Bragança Paulista é uma das forças que tentam romper com a hegemonia dos quatro grandes no Paulistão 2024. Mas não é a única. Empurrados por empresas locais, os times do interior e da Grande São Paulo também buscam fazer frente aos gigantes e repetir os exemplos de Ituano e Água Santa, que alcançaram a fase decisiva da competição em 2023, derrubando pelo caminho Corinthians e São Paulo, respectivamente.
Disparidades econômicas se refletem na estrutura dos clubes
Com um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de R$ 2,7 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo responde por cerca de 38% de todas as riquezas produzidas no país. É natural, portanto, que o futebol no estado acabe recebendo mais investimentos que em outras unidades da federação.
A distribuição de todo esse dinheiro, porém, é desigual no território paulista, fato que acaba se refletindo também na representatividade dentro da competição. Não é por acaso que a Região Metropolitana de São Paulo, que responde por mais da metade do PIB do estado, conta com nada menos que sete times na Série A1 do Paulistão: Água Santa, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santo André, São Bernardo e São Paulo.
A Região Administrativa de Campinas, que engloba 90 municípios (incluindo a área metropolitana e as aglomerações urbanas vizinhas) e responde por 18% da economia paulista, possui quatro representantes na primeira divisão estadual: Guarani, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira.
Os demais clubes estão espalhados por diferentes áreas do estado, como Ribeirão Preto (Botafogo-SP), Noroeste Paulista (Novorizontino e Mirassol), região de Sorocaba (Ituano) e Baixada Santista (Santos).
Direitos de transmissão
Os direitos de transmissão do Paulistão 2024 foram negociados pela LiveMode, parceira da Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza o campeonato.
Neste ano, a competição seguirá sendo exibida na TV aberta pela Record, que adquiriu os direitos da competição em 2021, substituindo a Globo.
O Paulistão 2024 também estará presente na Cazé TV, que transmitirá 50 jogos do torneio. O streamer e youtuber Casimiro Miguel assumiu as partidas que antes eram exibidas pela FPF, em seu canal no YouTube e também pelo Paulistão Play.
Por fim, a Série A1 do Campeonato Paulista também estará disponível na TV por assinatura, com a TNT, e no streaming, com a HBO Max. Os dois canais pertencem à Warner Bros. Discovery.
Patrocinadores da Série A1 do Paulistão
Os patrocínios da Série A1 do Paulistão 2024 também foram negociados pela LiveMode, agência que, há três anos, é parceira da FPF, sendo responsável pelos direitos comerciais e de mídia do torneio estadual.
Os naming rights seguem com o Sicredi, que ampliou sua presença na competição. A partir deste ano, a instituição financeira passou a deter o status de “FPF Partner” (“Parceiro da FPF”, em tradução livre).
A lista de patrocinadores do Paulistão 2024 inclui outras 12 marcas: Assaí, Betano, Claro, Clear, Corfio, Cruzeiro do Sul, Esportes da Sorte, Novibet, Paybrokers, Pixbet, Sportingbet e Swift. Das 13 marcas, cinco são sites de apostas.
Patrocinadores dos clubes da Série A1 do Paulistão
Tal como no restante das competições brasileiras, a Série A1 do Paulistão também apresenta um predomínio de casas de apostas entre os patrocinadores dos clubes. Dos quatro grandes, apenas o Palmeiras não possui contrato máster com uma empresa do ramo.
O espaço principal da camisa do atual bicampeão do torneio é ocupado pela Crefisa, empresa pertencente à presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que também é dona da FAM, outra marca presente no uniforme alviverde.
Corinthians (VaideBet), São Paulo (Superbet) e Santos (Blaze) são exemplos de clubes que têm empresas de apostas como patrocinadora máster. Também estão nessa condição Ponte Preta (EstrelaBet) e Guarani (Bitx.bet).
Nos outros times, as empresas de apostas se fazem presentes, mas o patrocínio principal é propriedade de empresas de abrangência mais local ou regional. São os casos de Mirassol (Guaraná Poty), Novorizontino (Açúcar Santaisabel) e Santo André (Brasil Hospital e Maternidade).
Isso sem contar clubes que estampam no espaço principal do uniforme marcas das empresas às quais pertencem. São os casos do Red Bull Bragantino, com a bebida energética de mesmo nome, e do São Bernardo, que tem como patrocinador máster o Grupo Magnum.
Confira a lista completa dos clubes da Série A1 do Campeonato Paulista com seus respectivos patrocinadores e parceiros:
Água Santa: Karilu, Med+, Dolly, Esportiva Bet e Kallimage.
Botafogo-SP: EstrelaBet, Nicnet, Sermed Saúde, Cresol, Falaguasta Express, Volt, Eurobike, Sankhya, Claro, Habib’s, Ragazzo e Voepass.
Corinthians: VaideBet, Nike, Vitaminas Neo Química, Ezze Seguros, Tele Sena, Bmg, Ale, eFootball, UniCesumar, Grupo Lukma, Zé Delivery, Brahma e Oh a Água.
Guarani: Bitx.bet, Kappa, Broto Legal, Única Saúde, Husqvarna, Maior Seguros, Shark Pro, CDE, Novva Light, Bob’s, Led Moura, Tintas Glasu! e Asa Alumínio.
Inter de Limeira: Krona, Construjá, Unimed, Grupo Lukma, Bluesun, Go.bank, Help Móvel, Betnacional, Ali Pneus, Haus, Ferjá, Sander, Alluri Sports, Ares, Vesper, São Geraldo Tintas, Guaraná Poty, Hervi Transportes, Savegnago e BRZ.
Ituano: Viva Cargo, Bet7k, Haras Coração de Cavalo, Oh a Água, Starret, Sicredi, Euro 17, Apolo Spuma, Recover Farm, Alluri Sports.
Mirassol: Athleta, Guaraná Poty, Bet7k, Construsol, Cozimax, DS Tecnologia Automotiva, Ecori, Fanáticos, Kodilar, Lumavi, Rede Sol Supermercados, Ruiz Coffee Brazil e Santa Maria.
Novorizontino: Açúcar Santaisabel, Guaraná Poty, UPL, Bet7k, GA Proteção Veicular, Novva Light, Kodilar e Cresol.
Palmeiras: Crefisa, FAM, Puma, Brahma, Cimed, Pernambucanas, Allianz, Elo, Canon, Gatorade, A9, Wemobi, Sócios.com, Soccer Grass, Technogym e Hospital Sírio-Libanês.
Ponte Preta: EstrelaBet, Diadora, Lindoya, Flow, Bild, Tec10, Leinertex, Physicus, Broto Legal, Única Saúde e Fatal Model.
Portuguesa: Joma, Busscar, Ares, MG Contécnica, Mariflex, Acquissima, 17 Móveis, Banco Luso Brasileiro, Trelac, São Cristóvão Saúde, Invictus Consórcio, Euro 17 e Caio.
Red Bull Bragantino: Red Bull, New Balance, Yanmar e MrJack.bet.
Santo André: Brasil Hospital e Maternidade, Auto Shopping Global, Ossel Esporte, Icone Sports, Giuliana Flores, Physicus, Don Cappone Pizza Bar e Moove Sports Water.
Santos: Blaze, Umbro, Tekbond, Canção Alimentos, Binance, Vitafor, Levity, TNT, End to End, Claro e Unisanta.
São Bernardo: Grupo Magnum (fornece inclusive material esportivo).
São Paulo: Superbet, New Balance, Ademicon, ABC da Construção, Socios.com, Brahma, Volvo, TNT, Sorridents, Conexti, Football Alphaverse, Avanutri e Maestria.