Penalty apresenta versão 2023 da S11 Ecoknit, bola oficial do Campeonato Paulista

A fabricante de material esportivo Penalty apresentou, nesta terça-feira (1º), a versão 2023 da S11 Ecoknit, que será a bola oficial do Campeonato Paulista do ano que vem. O slogan escolhido para o anúncio foi “Conectando nossos mundos”.  

“A criação da S11 Ecoknit trouxe pioneirismo e inovação para o segmento. Foi a primeira bola de futebol profissional do mundo desenvolvida com o propósito de unir a excelência em performance à sustentabilidade. Além de ser um sucesso de vendas, a S11 colocou a Penalty em destaque no segmento mundial de bolas e frente à concorrência. Em 2023, não será diferente: a nova S11 promete ser sucesso nos jogos e nas vendas”, afirmou Paulo Gaspar, gerente executivo de marketing comercial e vendas da Penalty.

Certificação máxima

A apresentação da S11 Ecoknit ocorreu durante o sorteio dos grupos do Paulistão 2023, realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), no Pavilhão do Pacaembu, em São Paulo (SP). O modelo recebeu certificação máxima da Federação Internacional de Futebol (Fifa)

“A Penalty é uma das parceiras mais antigas do futebol paulista. Ano após ano, segue inovando com tecnologia e excelência, produzindo as melhores bolas do mundo. A S11 Ecoknit 2023 mantém um altíssimo padrão aliado à sustentabilidade, fundamental nos tempos atuais”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.   

Durante o sorteio do Paulistão, a Penalty apresentou um vídeo de divulgação estrelado por integrantes do “Crias da Penalty”, time de embaixadores da marca. O filme contou com Adonias, Aninha Freestyle e Jaum Brow como protagonistas, além de uma jovem criança praticante de futebol.  

“O Paulistão é um dos principais campeonatos estaduais do país, e estar ao lado dele é incentivar diretamente o esporte brasileiro. Além disso, estar presente em um campeonato deste alto nível certifica também a S11 Ecoknit, que soma ao torneio com sua tecnologia e inovação. Esta junção de sustentabilidade e performance da S11 fez com que nós, da Penalty, fôssemos convidados para a conferência do Fifa Quality Programme, em Zurique, na Suíça, onde estive presente e pude ver o reconhecimento internacional que a bola possui”, destacou Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty. 

Inovações técnicas

A nova bola é elaborada com borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana-de-açúcar e tecido reciclável obtido a partir de garrafas pet. 

“A S11 Ecoknit é uma bola feita para que os chutes saiam com precisão e equilíbrio, pois possui uma câmara 6D feita com borracha natural. Para garantir que a bola não murche durante a partida, pensamos em um forro que conta com tecnologia multiaxial, não deformando a bola durante a partida, nem mesmo com os chutes mais fortes”, explicou Nilton Franco, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Penalty.  

A tecnologia Termotec impede a absorção de água, mesmo sob chuva forte. Outro ponto de destaque do produto é que o jogador consegue alcançar facilmente a direção que deseja, sem perder velocidade e precisão.  

“Um ponto muito importante, e que cada vez mais a Fifa nos cobra, é em relação ao amortecimento da bola na hora do cabeceio, pensando sempre na segurança dos atletas, sejam amadores ou profissionais. Por isso, a S11 conta com um amortecimento interno, mais espesso, que absorve o impacto, mas tem elasticidade suficiente para voltar e deixar a bola mais rápida. Sobre as cores escolhidas, azul e vermelho, e o seu design, a ideia foi nos inspirarmos na velocidade da bola, o que facilita o acompanhamento do deslocamento dela tanto para os narradores quanto para os telespectadores”, finalizou Franco.  

Sair da versão mobile