Após se unir à iniciativa #BotaElasNoJogo, o Guaraná Antarctica decidiu lançar uma campanha para reforçar o apoio e ainda trazer para o movimento alguns nomes do universo esportivo do país. A lista inclui os ex-jogadores e atuais comentaristas Denilson e Neto, a ginasta Rebeca Andrade e a jornalista e apresentadora Renata Fan.
O #BotaElasNoJogo teve início no final de julho. Campeã da Copa América Feminina, a seleção brasileira voltou ao Brasil com o troféu na bagagem e também com mais moral para reforçar a ação pelo aumento da representatividade das mulheres no esporte. Destaques do time de Pia Sundhage, nomes como Tamires, Bia Zaneratto, Maria Eduarda, Adriana e Ary Borges deram início ao movimento.
Para levantar a bandeira da representatividade do futebol feminino, as jogadoras tiveram seus nomes trocados nas redes sociais e nas camisetas, assim como acontece nos jogos de videogame, para reforçar a importância de trazer jogadoras reais para o game. Para elas, a falta de representatividade nesse universo colabora para a falta de visibilidade da modalidade.
Uma semana depois, o Guaraná Antarctica, que tradicionalmente apoia o futebol feminino, decidiu “abraçar” a causa. A marca assumiu parte dos direitos de imagem das atletas que iniciaram o #BotaElasnoJogo, e passou a elaborar iniciativas para ajudar a ampliar o movimento. Tudo com o objetivo de levar rostos e nomes verdadeiros para os jogos virtuais.
A principal ação até o momento é a campanha que estreou nesta segunda-feira (12) em todas as plataformas digitais da marca e também nos perfis das atletas. A peça conta com a participação das jogadoras em animações 3D inspiradas no universo gamer e explica o #BotaElasNoJogo, convidando o público a criar avatares femininos em diferentes jogos para apoiar o movimento.
“O filme é mais uma iniciativa para reforçar a importância da representatividade das jogadoras em espaços ainda não conquistados. Temos esse compromisso com o futebol feminino e vamos seguir fazendo escolhas que coloquem as mulheres nos territórios que elas devem estar e serem vistas”, afirmou Giuliana Cittadino, gerente de marketing do Guaraná Antarctica.
“Nosso desafio foi buscar dentro de um tema tão sério quanto a falta de representatividade feminina no esporte um insight que chamasse atenção das pessoas com autenticidade. Um time majoritariamente feminino esteve à frente de todo o projeto, e estamos muito felizes com o resultado final. Conseguimos realizar uma ação de comunicação integrada que valoriza o esporte feminino como um todo e confirma o protagonismo do Guaraná nessa causa”, comentou Kelly Neres, gerente de conteúdo da agência Soko, responsável pela campanha.
Para ampliar o #BotaElasNoJogo, a marca ainda “convocou” os streamers Wendell Lira, Carol Docha, Marielle Mariano, Stephanie Santos e Adolfz para criar seus avatares e colocar as jogadoras nos maiores games de futebol do mundo. A lista ainda conta com streamers de outros universos dos games, como Blogueirinha (The Sims) e Funky Black Cat (Elden Ring). Ao todo, foram duas semanas de lives, em que os streamers mostraram como fazer os avatares das jogadoras em diferentes cenários e gráficos.