O Twitter apresentou, nesta quinta-feira (7), os resultados de uma pesquisa feita em conjunto com a GWI, que afirma que 93% dos usuários da plataforma no Brasil estão interessados na Copa do Mundo do Catar 2022, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro. A pesquisa foi realizada com mais de 6 mil pessoas em seis países, incluindo o Brasil, entre março e abril de 2022.
Dos brasileiros conectados ao Twitter, 53% pretendem acompanhar todos os jogos do Mundial da Fifa, incluindo confrontos menos badalados, como Catar x Equador ou Costa Rica x Japão. Segundo o Twitter, essa quantidade é 23% superior ao índice encontrado em outras redes sociais.
“Em 2021, foram 321 milhões de tuítes sobre futebol. Só neste ano já foram 71 milhões de tuítes. Então imagine que, quando acontecer a Copa, esse número vai catapultar. E 89% das pessoas que usam o Twitter no Brasil se interessam pelo futebol. É um número gigantesco”, afirmou Rafael Camilo, líder do Twitter Next no Brasil.
O executivo ressaltou que, apesar do número baixo de tuítes até aqui comparativamente ao ano passado, os comentários sobre futebol devem se intensificar com a aproximação do principal evento esportivo no planeta.
“Segundo a pesquisa, 89% das pessoas que usam o Twitter no Brasil se interessam pelo futebol. É um número gigantesco”
Rafael Camilo, líder do Twitter Next no Brasil
Camilo, que confidenciou não ser um entusiasta de futebol, contou que boa parte dos 89% de interessados na modalidade que usam a plataforma no Brasil também não são fanáticos.
“Quando fui escarafunchar esse número, fui entender que esse interesse tem a ver com memes, com jogadores, com campeonatos diversos e todos os assuntos que gravitam em torno do futebol”, explicou o executivo.
Conexão com marcas
Outro dado relevante da pesquisa do Twitter é que 73% dos usuários acreditam que a plataforma melhora a experiência de assistir a jogos ao vivo. Ou seja, a fama da rede social de ser o centro nervoso sobre os assuntos que estão sendo discutidos no momento se torna uma ótima forma de as marcas se conectarem aos fãs do futebol.
“A Copa do Mundo é uma oportunidade de a marca se conectar com um dos maiores momentos culturais do ano. Da mesma forma que foi o BBB, que está sendo a novela Pantanal. As pessoas estão falando. Com a Copa, não vai ser diferente. Talvez seja até maior”, destacou Camilo.
Segundo a pesquisa, a expectativa do público brasileiro em relação aos patrocinadores da Copa vai além do básico: 81% dos torcedores no Twitter querem ver as marcas alinhadas a histórias sobre inclusão, empatia e união.
“Para isso, é necessário que elas tenham tom de voz, legitimidade no discurso e conexões com a audiência definidas”, comentou Camilo.
“O estudo mostrou que 76% das pessoas no Twitter acreditam que a associação de marcas com a Copa é positiva. São momentos importantes para garantir presença, alcançar audiência na segunda tela e construir relevância cultural”
Vinícius Magalhães, gerente de vendas de conteúdo do Twitter Brasil
Entre os conteúdos mais buscados pelas pessoas que se interessam pelo torneio mundial de futebol no Twitter estão materiais leves e engraçados (41%), entrevistas exclusivas (38%), concursos (38%), bastidores (36,5%), e solidariedade e causas (35%).
Além disso, games, streaming, tecnologia e novelas são alguns dos interesses em comum de quem gosta do evento.
Segunda tela
De acordo com o levantamento, 79% dos brasileiros estão conectados às redes sociais enquanto assistem à TV. A relação fica ainda mais próxima durante grandes eventos como a Copa do Mundo, em que não basta acompanhar o que está acontecendo na transmissão ao vivo, mas é preciso interagir, com amigos e até desconhecidos, e trocar experiências e impressões sobre os lances das partidas.
“O estudo mostrou que 76% das pessoas no Twitter acreditam que a associação de marcas com o evento mundial de futebol é positiva. Esses são momentos importantes para garantir presença no território, alcançar uma audiência incremental na segunda tela e construir relevância cultural”, observou Vinícius Magalhães, gerente de vendas de conteúdo do Twitter Brasil.
“Por ser o lugar onde as pessoas falam sobre seus interesses e se conectam em tempo real usando os mais diversos formatos, o Twitter permite que a experiência de acompanhar campeonatos seja mais imersiva, gerando cada vez mais conversas e memes que extrapolam a timeline e viram assunto na mesa do bar”, acrescentou.
Limitações do Catar
O executivo do Twitter, porém, ressaltou que existem desafios para os usuários, para o Twitter e para os anunciantes pelo fato de a Copa do Mundo ser realizada no Catar, país do Oriente Médio com sérios problemas em questões relativas a direitos humanos e leis repressivas ao público LGBTQIAP+.
“Como homem, gay e preto, não poderia me furtar de dizer que a Copa deste ano vai acontecer no Catar, que é um lugar que a gente sabe que existe uma série de limitações. Já estamos vendo uma série de desafios, e as conversas ao redor disso estão acontecendo”, disse Rafael Camilo.
“Então, o nosso papel enquanto Twitter é estar ao lado de vocês, marcas e agências, para que a gente escute, se planeje, e que a gente saiba navegar em eventuais momentos de sensibilidade”, finalizou.