Podcast da BFExpo 22 com diretores de São Paulo e Palmeiras discute gestão no futebol

Dirigentes debaterão planejamento no futebol durante a Brasil Futebol Expo, em setembro

O podcast “Além das 4 Linhas” recebeu, na última segunda-feira (1º), o diretor executivo do São Paulo, Rui Costa, e o gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, para um bate-papo sobre os desafios que envolvem a gestão de elencos profissionais em grandes clubes brasileiros.

Liderado por Bernardo Pontes, colunista da Máquina do Esporte, o “Além das 4 Linhas” é realizado pela Brasil Futebol Expo (BFExpo), maior evento sobre futebol da América Latina para educação, negócios, experiências e inovação, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Estarão reunidos na BFExpo 22 mais de 200 palestrantes distribuídos em cerca de 70 cursos das mais diversas áreas que envolvem o futebol.

Planejamento estratégico

Durante pouco mais de uma hora de entrevista, Souza e Costa adiantaram alguns dos assuntos que serão aprofundados durante a palestra em que ambos estarão à frente na BFExpo 22, com o nome de “Planejamento estratégico para equipes de alta performance”, junto do diretor executivo de futebol do Flamengo, Bruno Spindel. O curso será realizado no dia 5 de setembro, às 16h, e as inscrições podem ser feitas na página da Brasil Futebol Expo

Entre outros assuntos, os profissionais de Palmeiras e São Paulo falaram sobre as atribuições de um executivo dentro de um departamento de futebol. Cícero Souza mostrou as várias funções exercidas pelo profissional no clube.

"O papel do executivo de futebol vai muito além de contratar jogadores. Internamente, ele é o responsável pela criação de processos com atletas, comissão técnica, análises de mercado e de desempenho, com a área de registro, núcleo de saúde, categorias de base e logística"

Cícero Souza, gerente de futebol do Palmeiras

“O papel do executivo de futebol vai muito além de contratar jogadores. Internamente, ele é o responsável pela criação de processos com atletas, comissão técnica, análises de mercado e de desempenho, com a área de registro, núcleo de saúde, categorias de base e logística”, contou Souza.

“E ele é o grande defensor desses setores junto aos outros departamentos do clube, como comunicação, operação de jogos, patrimônio, financeiro, recursos humanos e marketing. Um dos papéis do executivo de futebol é maximizar a imagem dos seus atletas com o departamento de marketing”, acrescentou o dirigente do Palmeiras.

Rui Costa, por sua vez, procurou demonstrar que o papel de um executivo de futebol está muito além de ser o profissional que busca reforços para o elenco ou que toma a decisão de liberar algum jogador do clube.

"O futebol era visto como um feudo onde só os eleitos poderiam estar. Essa visão que faz com que muitas pessoas ainda hoje achem que o nosso trabalho é meramente contratar e mandar embora jogadores"

Rui Costa, diretor executivo do São Paulo

“Eu penso que a questão do marketing e da informação, a maneira de se comunicar, está muito atrelada à maneira como nós amadurecemos essas relações multifacetadas do futebol. O futebol era visto como um feudo onde só aqueles eleitos poderiam estar, e nós não nos relacionávamos com ninguém”, afirmou Costa.

“E exatamente essa visão feudal e medieval que faz com que muitas pessoas ainda hoje achem que o nosso trabalho é meramente contratar e mandar embora jogadores. E, quando você começa a desmistificar isso, você começa a abrir uma série de interlocuções desconhecidas pela maioria das pessoas de que o nosso trabalho é interagir sistematicamente e diariamente com setores que fazem parte deste círculo virtuoso do futebol”, completou.

Desempenho x resultado

Durante o podcast, os profissionais de Palmeiras e São Paulo também abordaram questões importantes como separar desempenho e resultado na avaliação de um trabalho; como blindar o ambiente e o planejamento do departamento de futebol das turbulências diárias; as premissas para escolher um novo técnico; e se jogadores são consultados em eventuais contratações de novos atletas. Também citaram o momento que gostariam de reviver no futebol.

A entrevista completa com Cícero Souza e Rui Costa está no canal da Brasil Futebol Expo no YouTube e também no Spotify. Lá, é possível encontrar outros episódios com personagens importantes ligados a diversas áreas que envolvem o mundo do futebol.

A Brasil Futebol Expo 2022 tem patrocínio de Grupo SBF, GOL, Eleven 360, Henko, Imply, Riplay e Soccer Grass.

Serviço

O que: Brasil Futebol Expo 2022

Quando: 4 a 8 de setembro

Onde: Espaço Pro Magno, em São Paulo

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde

Ingressos: https://brasilfutebolexpo.com.br/