Patrocinadora do vôlei feminino do Osasco/São Cristóvão Saúde, em contrato recém-renovado, e do futebol do Red Bull Bragantino, a Yanmar, multinacional japonesa de maquinários para construção civil, agronegócio e navegação, buscou melhorar o branding com a exposição da marca nos uniformes das duas equipes.
No Osasco, a Yanmar começou ocupando a barra traseira, com um patrocínio que começou no Campeonato Paulista de 2022 e acabou sendo renovado a cada competição. O atual vínculo é válido até o final da Superliga Feminina, que começará em 13 de outubro e irá até 6 de abril de 2024. Atualmente, a empresa expõe seu logotipo nas duas laterais do uniforme.
Já no Bragantino, o acordo teve início em julho de 2022 e irá até o final do ano que vem. Em um uniforme quase totalmente ocupado pela Red Bull, a Yanmar tem exposição de marca na barra traseira da camisa.
Relação antiga
A aproximação com o time de Bragança Paulista (SP) não foi casual. No Japão, a Yanmar é dona do Cerezo Osaka, que ocupa atualmente a sexta posição do Campeonato Japonês. Por isso, havia o interesse de firmar parceria com algum clube brasileiro para promover o intercâmbio de jogadores japoneses por aqui.
Junto a isso, nos Estados Unidos, a empresa foi patrocinadora do New York Red Bulls, vínculo que já foi encerrado. Fora do futebol, também apoiou o barco da Red Bull na America’s Cup, a conhecida regata de volta ao mundo.
Se no exterior havia essa aproximação com a marca de energéticos, no Brasil, a empresa via o mercado de São Paulo como estratégico, já que a sede da empresa no país fica em Indaiatuba, no interior paulista.
“E aí a gente começou a costurar aqui no Brasil o contrato de patrocínio com o Red Bull Bragantino. Mas também com essa ideia de estabelecer uma clínica para os jogadores de base do Cerezo Osaka. Aí veio o Kosei [Okazawa], que é jogador da base do Cerezo Osaka, jogou a Copinha [Copa São Paulo de Futebol Júnior] deste ano. E foi um sucesso”, contou Igor Souto, coordenador de marketing da Yanmar Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
O Red Bull Bragantino chegou até as oitavas de final da última edição da Copinha, tendo Okazawa como artilheiro da equipe, com três gols. O meia japonês já voltou ao Cerezo Osaka.
Yanmar Day
No time do interior paulista, a empresa também promoveu o Yanmar Day, no dia 9 de julho, data em que o Bragantino recebeu o São Paulo pelo Brasileirão, em jogo que terminou empatado em 0 a 0. Nessa dia, a empresa teve exclusividade nas ativações no Estádio Nabi Abi Chedid, o Nabizão.
Na entrada dos jogadores em campo, as crianças que os acompanhavam vestiram camisetas com a marca da empresa. Além disso, a Yanmar levou convidados ao jogo e realizou desafios no intervalo da partida.
“Até o nosso presidente japonês cobrou pênalti e fez gol nesta interação realizada no intervalo. Foi muito divertido”, comentou Souto.
A marca ganhou exposição em banners nos portões de acesso ao estádio, no desafio do intervalo e em cima do telão. Para se aproximar dos torcedores, também distribuiu brindes. Mas a interação mais popular foi a exposição de maquinários da marca.
“Levamos máquinas dos segmentos de construção civil e agronegócio, que são os mais populares no Brasil. Levamos um trator YM 347 e a escavadeira VIO35, de três toneladas. Nossos equipamentos são compactos. Então, a criançada gosta, porque é um equipamento menor. Foi muito legal ver essa interação com os torcedores do Red Bull Bragantino”, lembrou o executivo de marketing.
Vôlei
Com o vôlei, a ideia também foi fazer a empresa mais conhecida em Osasco (SP), já que a Yanmar possui uma filial forte no local para a comercialização de maquinário para a construção civil. Com o tempo, a empresa descobriu que o vôlei ajudou a promover a marca com um alcance bem maior do que apenas na cidade da Grande São Paulo.
“Os jogos da Superliga passam ao vivo no Sportv. Então, os clientes estão vendo a nossa marca, estamos ganhando em termos de imagem. Ficamos mais fortes em Osasco. Ativamos mais a parte de construção civil, por causa da filial em Osasco”, revelou Anderson Oliveira, gerente comercial de construção civil e motor na Yanmar Brasil, à Máquina do Esporte.
“Mas também divulgamos outros produtos, que são os tratores e motores. Sempre que possível, colocamos toda a linha em exposição”, completou o executivo.
Novo esporte
O último investimento da empresa é um patrocínio que alia as parcerias no futebol e no vôlei. Trata-se do time de futevôlei do Vasco, que disputa a Liga Nacional da modalidade. A equipe tem o ex-atacante Alecsandro, com passagens por Vasco, Palmeiras e Atlético-MG, entre outros clubes, como o nome mais conhecido. A parceria irá até o final da competição, que já teve inclusive etapa em Indaiatuba, onde fica a sede da empresa, na semana passada.
“É um esporte novo, mas bastante popular. Está caindo no gosto das pessoas. Você vê mulheres e até cachorro jogando”, destacou Souto, referindo-se a um vídeo que viralizou nas redes sociais em que um jogador fez dupla na quadra com um cão.
“É um esporte que a gente acredita e que vai render bons frutos. Firmamos parceria há dois meses e apenas para esse campeonato. Mas depois vamos ver”, afirmou o executivo, que nasceu no Rio de Janeiro e é vascaíno.
“O patrocínio ao Vasco foi pura coincidência. São oportunidades que vão aparecendo. Eu fico feliz, claro, porque é meu time”, finalizou.