Portuguesa tem aumento de patrocínio e busca volta a torneios nacionais com Copa Paulista

Depois de subir para a primeira divisão do Campeonato Paulista com o título da Série A-2, a Portuguesa disputa a Copa Paulista com aumento de arrecadação nos espaços comerciais de sua camisa. A competição da Federação Paulista de Futebol (FPF) concede aos finalistas vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil de 2023.

Atualmente, o time do Canindé possui oito patrocinadores estampado em sua camisa: São Cristóvão Saúde, Estrella Galicia, Grupo Euro17, Rede Graal, Banco Luso Brasileiro, Busscar, MG Contécnica e Sem Acaso Comunicação visual.

A última renovação aconteceu com a empresa de seguro saúde. Parceira desde 2019, a São Cristóvão Saúde renovou contrato de patrocínio máster em março. De acordo com a diretoria, que não divulga valores, o clube está arrecadando 250% a mais com esse ativo do que na gestão passada.

“É um processo a longo prazo, de reconquistar a confiança dos investidores, estreitar o contato com grandes empresas para converter o relacionamento em futuras parcerias”

Antonio Castanheira, presidente da Portuguesa

A diretoria afirma que o valor do patrocínio máster está próximo ao que a Portuguesa ganhava quando disputou a Série A do Brasileirão pela última vez, em 2013, quando o time foi rebaixado à segunda divisão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que retirou quatro pontos da Portuguesa por escalação irregular do meia-atacante Héverton.

“Desde que assumimos a Portuguesa, conseguimos valorizar os ativos comerciais do clube. Com o retorno que oferecemos aos investidores, ampliamos o espaço da Portuguesa no mercado, nos relacionamentos com os principais empresários do país”, afirma Antonio Castanheira, presidente da Portuguesa.

“É um processo a longo prazo, de reconquistar a confiança dos investidores, estreitar o contato com grandes empresas para converter o relacionamento em futuras parcerias”, acrescenta o dirigente.

Colaboração com a Adidas

Ainda no âmbito do marketing, a Lusa, que trabalha com a produção própria dos uniformes, realizou uma colaboração com a Adidas. Lançada no fim de maio, a camisa especial relembra o aniversário de 50 anos do estádio do Canindé. O acordo não envolve a produção de novas coleções, mas o manto será utilizado durante as partidas da Copa Paulista.

“Esta ativação superou nossas expectativas. Uma marca que tem uma relação histórica com a Portuguesa e nos ajudou a entregar um produto espetacular”, festeja Armando Ferreira, vice-presidente de marketing da Portuguesa.

“Com o cinquentenário do Canindé, preparamos diversas ativações especiais para homenagear o espaço mais querido pelos lusitanos. Não só com o lançamento do uniforme, mas temos ações para celebrar o aniversário ao lado dos torcedores”, completa o dirigente.

Torcida engajada

Durante as finais da segunda divisão do Campeonato Paulista, o Canindé se destacou pelos bons públicos nas partidas decisivas. Com interações e campanhas nas redes sociais, mais de 28 mil pessoas compareceram aos jogos que garantiram a volta da Lusa à primeira divisão estadual depois de oito anos.

Internamente, o principal objetivo para a próxima temporada é voltar a disputar um torneio nacional. No ramo administrativo, a transformação para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) já foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, que agora busca investidores para concretizar a negociação.

“Para o planejamento, é importante que a Portuguesa volte a disputar as principais competições do futebol brasileiro. Com isso, teríamos um aporte maior no investimento, o que também poderia acarretar no aumento da procura por patrocinadores”, analisa Castanheira.

Sair da versão mobile