Estudo: Premier League acumula maior número de patrocínios do futebol europeu

Manchester City é o atual campeão da Premier League - Divulgação / Grupo Disney

De acordo com um estudo produzido pela Sponsor United, que analisa o comportamento das marcas nas cinco principais ligas nacionais de futebol da Europa, a Premier League ultrapassou a Bundesliga na última temporada como o campeonato com mais patrocínios do continente, com mais de 1.110 acordos.

Apenas o Newcastle, que foi comprado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, em 2021, e passou por uma série de mudanças dentro e fora dos gramados, registrou 81 novos patrocínios na temporada 2022/2023. No total, o clube contou com 133 acordos comerciais no período, o que fez o time se tornar o mais patrocinado entre todas as equipes analisadas pelo estudo.

Além disso, seis dos dez times com mais patrocínios na última temporada do futebol europeu estão na Premier League. Fora o Newcastle, compõem a lista Leeds (2º), Brighton (6º), Bournemouth (8º), Leicester (9º) e Crystal Palace (10º).

Com cerca de 60 acordos por clube na edição 2022/2023, a Premier League teve um aumento de mais de 30% no número médio de parcerias por time em comparação com a temporada anterior. Já considerando as cinco ligas analisadas pelo relatório, houve um crescimento de 13% na quantidade de contratos vigentes. Foram quase 5 mil no último campeonato.

Marcas

Na temporada 2022/2023, a Coca-Cola foi a marca que teve mais parcerias ativas nas cinco principais ligas europeias: Bundesliga (Alemanha), LaLiga (Espanha), Ligue 1 (França), Premier League (Inglaterra) e Serie A (Itália). A marca de refrigerantes assinou 47 acordos comerciais. Na sequência, vem o fantasy game Sorare, que somou 29 parcerias. Em terceiro lugar, ficou a empresa de jogos eletrônicos EA Sports, com 24 contratos vigentes no período.

O relatório da Sponsor United ainda menciona que 6 das 10 empresas com mais parcerias comerciais possuem presença nas cinco competições analisadas, uma marca atingida por apenas 0,3% das companhias que patrocinam o futebol europeu.

Marcas do setor industrial ou de construção foram os segmentos que mais investiram na última temporada, com 622 acordos. Apesar disso, o estudo revelou que as empresas de tecnologia, que ficaram em segundo lugar nesse ranking, com 338 parcerias, preferem se juntar a clubes mais renomados e de maior expressão.

Times como Manchester City, Manchester United, Real Madrid, Milan, Internazionale, Juventus e Paris Saint-Germain ficaram acima da média no que se refere ao número de parcerias com empresas do setor.

Sair da versão mobile