A Premier League (EPL, na sigla em inglês) anunciou acordo de cinco anos com a Microsoft, que se tornará parceira de nuvem e inteligência artificial (IA) das plataformas digitais da liga inglesa. Segundo a EPL, a parceria irá modernizar a “infraestrutura digital da liga, a análise de partidas transmitidas e operações organizacionais”.
De acordo com a EPL, o acordo irá centrar em quatro áreas principais: engajamento dos torcedores, insights e análises de partidas, transformação da nuvem e produtividade organizacional.
“Esta parceria nos ajudará a interagir com os fãs de novas maneiras, desde conteúdo personalizado até insights das partidas em tempo real”, afirma Richard Masters, CEO da Premier League.
A primeira iniciativa do acordo foi a programação de informações sobre clubes, jogadores e partidas do Campeonato Inglês no novo Premier League Companion, produzido pelo Copilot, plataforma de IA da Microsoft.
A base de dados utiliza o Azure OpenAI para extrair informações de mais de 30 temporadas de estatísticas, 300 mil artigos e 9.000 vídeos disponibilizados para os fãs do Campeonato Inglês.
“Ao utilizar nossas tecnologias de nuvem segura e IA, incluindo o Azure AI Foundry Services com Azure OpenAI, o Microsoft 365 Copilot e o Dynamics 365, transformaremos a forma como o futebol é vivenciado, entregue e gerenciado dentro e fora de campo”, acredita Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft.
Aplicativo
O Premier League Companion foi disponibilizado dentro do novo aplicativo da Premier League para celular e na internet. O trabalho, segundo a EPL, será aprimorado ao longo da próxima temporada.
O material de IA possui funcionalidade adicional de incluir perguntas e respostas em texto no idioma nativo dos torcedores, por meio de tradução de texto e áudio.
Na próxima temporada, a IA da Microsoft também será incluída no fantasy game da Premier League, no aplicativo e no site. Com isso, o torcedor poderá ter a ajuda de uma IA pessoal para ajudá-lo a conduzir seu time ao longo da temporada.
Haverá integração dos serviços do Microsoft Azure AI Foundry, para sobreposição de dados durante transmissões de partidas ao vivo e análises pós-jogo.
Gestão
A Premier League também está migrando sua infraestrutura tecnológica central para o Microsoft Azure.
A área administrativa da Premier League também irá utilizar dos serviços oferecidos pela Microsoft, como Microsoft 365, Power Platform e Dynamics 365 Finance and Operations.