A Premier League e a Sorare, empresa especializada em colecionáveis digitais e fantasy games, fecharam um acordo de licenciamento até o fim da temporada 2025/2026. Com isso, o principal torneio nacional de futebol do mundo se junta ao portfólio da Sorare, que também conta, entre outros, com NBA e MLB.
Pelo contrato, a Sorare criará cards digitais dos jogadores dos 20 clubes que disputam a Premier League como parte do game de futebol virtual gratuito da empresa. Financeiramente, o acordo possui uma garantia mínima (que cobre os direitos de marketing, como ativos digitais e benefícios experimentais) mais royalties. Os valores, no entanto, não foram revelados.
Além disso, o contrato foi assinado de tal forma que dá à Premier League a possibilidade de comprar ações da Sorare no futuro, como algumas organizações esportivas e até atletas já fizeram. Vale lembrar que, no momento, a liga não possui capital na empresa.
“O modelo é muito tradicional. Então, uma vez que você recupere esse componente mínimo [de garantia], pagamos royalties. Acho que a novidade é realmente o componente de patrimônio, que não é muito comum no futebol. A Premier League é a maior liga do mundo, e eles não saltam primeiro [LaLiga, Bundesliga e Serie A já haviam fechado algum tipo de acordo com a Sorare]. Acho que foi importante para eles ver que o que eles têm pela frente é um parceiro muito sólido e confiável em todas as frentes, como estabilidade financeira e desenvolvimento de produtos”, afirmou Nicolas Julia, cofundador e CEO da Sorare.
“Claro, um grande objetivo da Premier League é ser ‘muito mais pesada’ nos Estados Unidos e em outros locais onde estamos começando a construir uma forte presença. Metade do nosso time está baseado em Nova York, temos grandes parcerias com as ligas dos Estados Unidos, e minha convicção é de que vamos fazer o bolo crescer para todos. Acho que as ligas dos EUA adoram o fato de termos uma importância na região europeia, e a Premier League adora o fato de podermos explorar o mercado que mais cresce para nós, os Estados Unidos”, complementou o executivo.
De acordo com o site SportBusiness, atualmente, 65% dos usuários do Sorare vêm da Europa, 15% dos Estados Unidos e os 20% restantes do resto do mundo. O perfil etário dos colecionadores é principalmente de homens entre 20 e 45 anos.
Vale destacar ainda que, apesar de 87% dos 3 milhões de usuários existentes da Sorare jogarem os games de graça, os cartões digitais também podem ser comprados, vendidos e coletados, formando, assim, a base do modelo de negócios da Sorare.
“A maneira como os torcedores seguem seus times e jogadores favoritos está evoluindo, e a Premier League está sempre procurando maneiras de se envolver com os fãs. Os cartões digitais da Sorare e o inovador jogo on-line representam uma nova maneira de eles se sentirem mais próximos da Premier League, seja assistindo no estádio ou de qualquer lugar do mundo. Acreditamos que a Sorare é o parceiro ideal para a Premier League, e esperamos trabalhar juntos”, resumiu Richard Masters, CEO da Premier League.