As cinco principais ligas de futebol da Europa registraram aumento nas receitas publicitárias na temporada 2025/2026.
Estudo da consultoria Ampere Analysis, divulgado nesta semana, mostra que, juntos, os clubes de Premier League, LaLiga, Bundesliga, Ligue 1 e Serie A faturaram US$ 1,1 bilhão com novos contratos de patrocínio.
“O patrocínio é um importante fluxo de receita para clubes e ligas que enfrentam a estagnação das receitas de direitos de mídia”, disse Ed Keppie, analista sênior da Ampere Analysis.
“Depositar US$ 1 bilhão em novos acordos de patrocínio nos primeiros três meses da temporada 2025/2026 é um grande ponto positivo para a indústria e indica que muitas marcas veem o patrocínio do futebol europeu como uma solução viável diante das condições macroeconômicas desafiadoras”, prosseguiu.
O investimento total das marcas nos times das principais ligas europeias alcançou US$ 5,4 bilhões, no começo da atual temporada.
Empresas consideradas patrocinadoras “de primeira viagem” foram responsáveis por 53% dos novos contratos.
“Com os patrocinadores de primeira viagem agora impulsionando mais da metade dos novos negócios, nossos dados sugerem que a saúde do mercado europeu de patrocínio de futebol não está apenas se mantendo – está se ampliando”, diz Keppie.
O setor cujo investimento mais cresceu em 2025/2026, na comparação com a última temporada, foi o de serviços financeiros, que hoje responde por 16% dos gastos em patrocínio nas grandes ligas.
O estudo mostra que a Adidas é a marca individual que mais investe em patrocínios nas cinco competições. A companhia alemã elevou seu investimento em mais de US$ 100 milhões nesta temporada e hoje responde por 11% dos gastos totais das empresas, 5% a mais do que a norte-americana Nike.
O relatório da Ampere mostra que em torno de 75% dos investimentos em patrocínios feitos nas grandes ligas são de empresas que operam majoritariamente em mercados domésticos.