Premier League pode vender direitos de licenciamento de NFTs por até US$ 590 milhões

As plataformas de NFT (token não fungível) Sorare, Dapper Labs, Candy e ConsenSys chegaram à fase final de licitação para licenciamento dos ativos digitais da Premier League. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, as ofertas pelos direitos estão entre US$ 300 milhões e US$ 590 milhões, com validade pelos próximos quatro anos.

Com a proximidade de fechar acordo nos NFTs, a Premier League seguirá uma série de grandes ligas do mundo, que lançaram suas próprias iniciativas baseadas nos tokens não fungíveis. A Dapper Labs, por exemplo, possui acordos com NBA, NFL e UFC, enquanto a Candy tem parceria com a MLB e algumas equipes da Nascar, e a Sorare fechou com vários dos principais times de futebol da Europa, assim como com a LaLiga e a Bundesliga.

A Premier League ainda não fechou nenhum acordo justamente por ter adotado uma abordagem mais conservadora com relação ao assunto, chegando a fazer uma investigação junto às equipes e aos torcedores sobre patrocínios relacionados às criptomoedas.

Alguns grupos de fãs, por exemplo, disseram que os ativos digitais são investimentos arriscados e é irresponsabilidade das equipes envolver os torcedores nesse universo sem educá-los corretamente e sem que saibam sobre as possíveis consequências financeiras. Alguns veem os NFTs colecionáveis ​​como um ativo menos arriscado do que as criptomoedas, mas consideram essencial tomar cuidado.

No entanto, apesar das ressalvas, é difícil ignorar esse universo com as cifras envolvidas. Ainda mais se for considerado o cenário dos últimos dois anos, com as perdas significativas de receitas com vendas de ingressos por conta da pandemia de Covid-19.

Segundo o Daily Mail, a Premier League tem “um pé atrás”, mas considera que pode ficar para trás das outras grandes ligas de futebol da Europa, caso não crie também sua própria linha de colecionáveis digitais. O que se sabe é que, independentemente de qual empresa ganhe a licitação, não haverá fantasy game incluído, uma vez que a Premier League já tem um. A Sorare, por exemplo, costuma fechar acordos que envolvam esse tipo de ativo.

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