Na estreia como liga profissional, a primeira divisão de futebol feminino da Espanha tem motivos de sobra para comemorar. A competição conseguiu vender os direitos de transmissão para o DAZN e a Mediapro.
Os contratos terão cinco anos de duração e renderão à primeira divisão feminina de futebol da Espanha € 7,2 milhões ao ano (€ 36 milhões no total). Desse montante, € 35 milhões serão pagos pelo DAZN, que terá os direitos exclusivos globais, podendo, assim, transmitir todas as partidas do torneio. A Mediapro garantiu o direito de exibir o jogo no formato aberto, pelo canal temático GOL, e também os resumos da competição, pelo total de € 1 milhão.
O acordo de transmissão permitirá que o DAZN continue a exibir conteúdo de futebol de clubes mesmo durante a pausa da Copa do Mundo, quando as principais competições futebolísticas do mercado espanhol (LaLiga e Premier League) não estarão em atividade.
“Não poderíamos estar mais orgulhosos de continuar trabalhando em nosso compromisso de aumentar a visibilidade do futebol feminino, tornando-nos a nova emissora global da LPFF. Queremos que atletas, treinadoras e clubes se tornem nomes reconhecíveis e uma inspiração para a próxima geração de jogadoras de futebol e de fãs ao redor do mundo”, afirmou Shay Segev, CEO do Grupo DAZN.
Qualidade de transmissão
Em comunicado ao público, a Liga Profissional de Futebol Feminino (LPFF) da Espanha acrescentou que as transmissões do torneio contarão com, no mínimo, quatro a seis câmeras. De acordo com a nota, isso garantiria “não apenas uma alta qualidade de transmissão, mas o cumprimento de um dos eixos estratégicos da LPFF, que é dar máxima visibilidade à competição profissional feminina”.
A LPFF afirmou também que “medidas firmes continuam a ser tomadas para garantir que a maior competição profissional de futebol feminino do nosso país esteja entre as melhores ligas do mundo”.
O outro grupo audiovisual que tem transmitido futebol feminino na Espanha, nos últimos anos, é a RTVE. Dessa vez, porém, a emissora pública não apresentou ofertas para a primeira divisão feminina. Isso apesar de ter agitado o mercado audiovisual espanhol nos últimos meses, adquirindo os direitos de exibir as principais partidas da Copa do Mundo por € 35 milhões. Comenta-se também que o canal pode entrar na licitação para a Copa do Rei, avaliada em € 14 milhões.
Acordo com a LaLiga
Além do contrato audiovisual com o DAZN e a Mediapro, a LPFF recentemente chegou a um acordo com a LaLiga, para que a gestora do futebol profissional masculino explorasse a parte comercial da competição. Essa parceria renderá € 42 milhões ao futebol feminino profissional da Espanha.
O primeiro contrato a chegar por meio desse acordo com a LaLiga foi com a Puma, que fornecerá bolas para o campeonato feminino. Mas outras parcerias estão sendo trabalhadas, inclusive dos naming rights da competição, que deixará de ser chamada de Primera Iberdrola.
O Conselho Superior de Esporte (CSD) da Espanha contribuirá com € 18 milhões para os clubes investirem na melhoria de suas estruturas esportivas destinadas ao futebol feminino. A esse montante serão adicionados outros € 5 milhões para a profissionalização da competição, via LaLiga, nos termos dos Pactos de Viena.