Lançada no segundo semestre de 2025, a Liga X1 do Podpah é um campeonato de futebol um contra um que reúne 10 influenciadores digitais em uma disputa que distribuirá mais de R$ 1 milhão em premiações ao longo do torneio. Como patrocinadora da competição, a Puma é a responsável por todo o material esportivo do evento, incluindo bola, uniformes de jogadores e juízes, além do vestuário da equipe de staff.
Mas, para além de fornecer o material esportivo, a Puma busca reforçar alguns de seus atributos de marca com o patrocínio, entre eles “autenticidade”, “inovação” e “lifestyle”. Outro objetivo da marca com a parceria é se conectar de forma fluida com as gerações mais novas, que estão cada vez mais interessadas em campeonatos alternativos de futebol, mais rápidos e dinâmicos em relação ao que se observa nos jogos tradicionais da modalidade.
“Quando vemos um projeto como o Podpah, que une o esporte, o entretenimento, o lifestyle, e uma geração que consome isso, a gente entende que é possível fortalecer o nosso posicionamento de marca esportiva participando dessa conversa de uma maneira muito legítima e autêntica”, comentou Luciana Soares, diretora de marketing da Puma, à Máquina do Esporte.
“A gente busca parceiros que tenham valores comuns a nós e também sempre queremos entender o que podemos agregar [para eles]. Sem dúvida nenhuma, o Podpah traz um target de Geração Z super engajado, que é importante para nós, e que busca esse consumo de esportes e entretenimento de uma maneira diferente”, acrescentou.

A executiva também comenta que o patrocínio à Liga X1 do Podpah se enquadra como algo complementar ao que a Puma já possui de ativos no futebol. A marca é a atual fornecedora de material esportivo de Bahia, Palmeiras e Red Bull Bragantino, tem acordos com jogadores midiáticos do futebol brasileiro, como Neymar, do Santos, e Memphis, do Corinthians, além de uma parceria com a Conmebol para os torneios da entidade sul-americana e diversos outros contratos espalhados pelo mundo.
“Nós vemos esse patrocínio à Liga X1 como uma complementaridade do que a gente vem fazendo [no futebol]. Nós continuamos com os nossos investimentos nos clubes, nos atletas, até porque somos uma marca esportiva. Porém, também é muito importante para nós identificar a evolução do consumo desse esporte”, destacou Luciana.
“Tem espaço para todo mundo. Por isso que a complementaridade para a gente é muito importante. Eu continuo fazendo tudo o que eu faço no futebol tradicional, mas também não posso fechar os olhos para esse novo esporte que vem surgindo e que tem o seu espaço”, completou.
Ativações
Na segunda rodada da Liga X1 do Podpah, que aconteceu no último sábado (4) no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP), a Puma aproveitou para lançar antecipadamente os novos modelos das chuteiras “Future” e “Ultra” em uma ativação que envolveu o “Desafio do Paquetá”, jogo de abertura do evento.

Através do seu embaixador Matheus Gonze, que também é influenciador digital, a marca premiou o vencedor do confronto com os seus lançamentos. Nas próximas etapas, a Puma também pretende oferecer experiências e ativações, que serão pensadas e desenvolvidas em conjunto com o Podpah para maximizar os seus resultados.
“Nós vamos buscar ter experiências diferenciadas dentro de cada uma das etapas e que serão construídas a quatro mãos. Então a gente vai olhar o que queremos desenvolver, mas também ver o que surte mais efeito com o Podpah. Não será nada imposto, e sim algo construído a quatro mãos “, ressaltou a diretora de marketing da Puma.
Narrativas
Com foco em construir narrativas voltadas à inovação, autenticidade e ao lifestyle promovido pelo Podpah, a Puma não quer ser apenas um patrocinador da Liga X1. A marca quer aumentar a sua relevância com o público participando de conversas geradas em torno do evento de maneira fluida.
“Nós não queremos ser só um patrocinador. A gente quer que, quando participarmos da conversa, ela seja algo tão real, tão fluido, que a nossa relevância aumenta sem que o público perceba que somos patrocinadores. Nós participamos porque a nossa marca está ali e faz sentido estar ali sem que seja uma coisa forçada”, explicou Luciana Soares.