Puma cria projeto de produção de novos uniformes a partir da reciclagem dos antigos

A Puma lançou, nesta quarta-feira (23), um novo projeto chamado Re:Jersey para produção de uniformes por meio da reutilização de modelos de temporadas passadas. O objetivo da iniciativa da marca é reduzir o desperdício e incentivar modelos de produção circulares no futuro.

De acordo com a Puma, o processo de reciclagem do projeto Re:Jersey utiliza uniformes passados, permitindo, pela primeira vez, que todos os logotipos, bordados e emblemas presentes no produto, que antes dificultavam o processo de reciclagem, sejam incluídos na confecção das novas peças.

As camisas são decompostas quimicamente em seus componentes (despolimerização), as cores são então filtradas e o material é quimicamente reconstituído para criar um fio (repolimerização) com as mesmas características de desempenho do poliéster novo.

“Com o projeto Re:Jersey, queremos desenvolver maneiras de reduzir nosso impacto ambiental, respeitando recursos e reutilizando materiais. Os avanços que tivemos com o Re:Jersey nos ajudarão a desenvolver mais produtos circulares no futuro”, revelou Howard Williams, diretor de tecnologia de vestuário da Puma.

Os produtos feitos pelo projeto serão usados em campo durante o aquecimento pré-jogo de clubes patrocinados pela marca na Europa, como Manchester City, Milan, Borussia Dortmund e Olympique de Marselha. Os times usarão as camisas em seus respectivos jogos pelos campeonatos nacionais entre o final de abril e o início de maio, começando pelo Manchester City em seu confronto contra o Watford, válido pela Premier League, em 23 de abril.

O projeto piloto Re:Jersey faz parte do Circular Lab, hub de inovação comandado por especialistas em sustentabilidade e design, que trabalham para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da Puma e a plataforma de sustentabilidade da marca, a Forever Better. Como parte do Circular Lab, a marca alemã anunciou no ano passado o Re:Suede, que busca a produção de uma versão biodegradável do Suede, tênis mais icônico da empresa.

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