Puma e Castore movimentam mercado de camisas no futebol espanhol para 2022/2023

Puma e Castore foram as marcas que mais movimentaram a primeira e a segunda divisões do futebol espanhol na temporada que acaba de se iniciar. Dois clubes se tornaram parceiros da marca alemã, enquanto outros dois fecharam com a empresa britânica.

A Castore será a nova fornecedora de material esportivo do Athletic Bilbao a partir da temporada 2023/2024, ocupando o lugar da New Balance, que desaparecerá do mapa do futebol espanhol, caso não conquiste nenhum novo contrato.

Segundo fontes na Espanha, o Athletic Bilbao possui um dos acordos mais altos do futebol do país, pois é o quarto clube que mais gera receitas com merchandising e licenciamento, atrás apenas dos três gigantes (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid).

Oferta tentadora

A Castore, que buscava entrar em um novo mercado, já tinha fechado com Sevilla e Almería. A oferta para o time do País Basco superou os contratos oferecidos por Kappa e Adidas. Com isso, aqueceu um mercado que vivia um momento de vacas magras por causa da pandemia.

Adidas e Nike pagam mais de € 50 milhões por ano ao Real Madrid e ao Barcelona, respectivamente, aos quais devem ser somados os mais de € 100 milhões gerados pelas vendas. A marca norte-americana ainda paga € 9,5 milhões ao Atlético de Madrid.

Remuneração x venda

Para o restante dos times, os contratos são baseados principalmente na capacidade de vender camisa que cada clube possui. A Hummel, uma das empresas mais empenhadas em vincular o investimento ao retorno que espera obter, comprometeu € 5,5 milhões com o Betis e outros € 2 milhões com o Málaga.

A marca dinamarquesa chega em um ótimo momento para os dois clubes. O time de Sevilha venceu a última edição da Copa do Rei, enquanto o Málaga, que disputa a Série B da Espanha, recebeu mais apoio institucional do que nunca para tentar voltar à elite e definitivamente sanear suas contas.

O resto dos contratos varia entre os € 4 milhões que a Castore pagará ao Sevilla ou que a Puma desembolsará com o Valencia, e os quase € 1 milhão que a Joma desembolsará ao Getafe. Na segunda divisão, a faixa de preços é mais variável e está mais vinculada, em muitos casos, a uma dispensa de cobrança de mais dinheiro por patrocínio em troca da garantia de entrega de material gratuito ou em melhores condições.

Adidas lidera

A Adidas mantém contrato com 12 clubes da LaLiga (primeira e segunda divisões), dois a mais do que na temporada passada. Isso se deve à ascensão do Albacete à Série B e à chegada da marca ao Granada, que rompeu com a Nike.

A esses juntam-se Real Madrid, Celta, Osasuna e Valladolid, time cujo dono é Ronaldo Nazário, na primeira divisão. Na Segundona, a Adidas é fornecedora também de Ponferradina, Oviedo, Mirandés, Zaragoza, Cartagena e Burgos.

No ano passado, a Nike tentou rivalizar com a Adidas no número de equipes. Para isso, fez parceria com a varejista Fútbol Emotion, conquistando três acordos de médio prazo de uma só vez: Mallorca, Huesca e Elche. A realidade é que, após essa ofensiva inicial, não agregou mais ninguém. Atualmente, a multinacional norte-americana conta com seis clubes em seu portfólio, em que pese a presença dos gigantes Barcelona e Atlético de Madrid.

A gigante de material esportivo vê a ascensão de Joma e Puma no ranking, com cinco camisas cada uma. A marca espanhola ganhou visibilidade com o contrato com o Villarreal, surpreendente semifinalista da última edição da Champions League, e também renovou com o Getafe. A Puma, por sua vez, garantiu Ibiza, Sporting Gijón e Alavés, na segunda divisão, como novos contratados.

A lista ainda conta com a Macron, que garantiu visibilidade com dois times na primeira divisão (Cádiz e Real Sociedad) e um recém-rebaixado à segundona (Levante).

Por fim, a Umbro, com o Rayo Vallecano, e a Kelme, com o Espanyol, ainda resistem. O Racing Santander trocou a Puma pela Austral. Já a Kappa só renovou com o Lugo (segunda divisão) e não conseguiu nenhum novo clube nesta temporada.

Distribuição das marcas

Veja abaixo os contratos de cada clube da primeira e segunda divisões da LaLiga com cada fornecedora de material esportivo:

Adidas: 12 (Real Madrid, Celta, Osasuna e Valladolid; Albacete, Burgos, Cartagena, Granada, Mirandés, Oviedo, Ponferradina e Zaragoza)

Nike: 6 (Atlético de Madrid, Barcelona, Elche e Mallorca; Andorra e Huesca)

Joma: 5 (Getafe e Villarreal; Eibar, Leganés e Villarreal B)

Puma: 5 (Girona e Valencia; Alavés, Ibiza e Sporting Gijón)

Hummel: 4 (Betis; Las Palmas, Málaga e Tenerife)

Macron: 3 (Cádiz e Real Sociedad; Levante)

Castore: 2 (Almería e Sevilla)

Austral: 1 (Racing Santander)

Kappa: 1 (Lugo)

Kelme: 1 (Espanyol)

New Balance: 1 (Athletic Bilbao)

Umbro: 1 (Rayo Vallecano)

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