Pular para o conteúdo

Puma liderará fornecimento de material esportivo na Série A do Brasileirão em 2026

Marca terá quatro clubes sob contrato; Nike e Adidas aparecem em seguida, ampliando a presença das duas gigantes na competição

Vilson Hermes, presidente do Grupo Dass, assina o contrato ao lado de Alberto Guerra, presidente do Grêmio - Rodrigo Fatturi / Grêmio

Vilson Hermes, presidente do Grupo Dass, responsável pela marca New Balance, assina o contrato ao lado de Alberto Guerra, presidente do Grêmio - Rodrigo Fatturi / Grêmio

A temporada de 2026 da Série A do Campeonato Brasileiro terá mudanças relevantes no fornecimento de materiais esportivos. De acordo com o levantamento dos contratos vigentes feito pela Máquina do Esporte, a Puma será a marca com maior número de clubes sob contrato, totalizando quatro equipes.

A marca renovou neste ano com o Palmeiras até 2028. Além disso, conta também com Bahia e Red Bull Bragantino. E, por fim, adicionará o Fluminense, que deixou a Umbro, à lista de times parceiros a partir de 2026, com contrato até 2030.

Nike e Adidas

Nike e Adidas aparecem logo atrás, com três times cada, aumentando a presença das gigantes de material esportivo no mercado nacional.

A Nike, que por muito tempo contou apenas com Corinthians e seleção brasileira em seu rol de parceiros, adicionará dois novos times a partir do ano que vem: Atlético-MG, que deixou a Adidas, e Vasco, ex-Kappa.

Já a Adidas, apesar de ter perdido o Atlético-MG, mantém boa presença com os contratos com Flamengo, atual campeão brasileiro e da Libertadores, Cruzeiro e Internacional.

Mudanças

Entre os times que trocaram de fornecedor, o Grêmio foi outro que deixou a Umbro, empresa que mais perdeu contratos, assinando com a New Balance até 2030.

Apesar da troca, porém, ambas as marcas são representadas no Brasil pela mesma empresa, o Grupo Dass, que também cuida de Fila e Osklen no país.

Além do Grêmio, a New Balance manterá presença no São Paulo, com contrato até 2027.

Esses movimentos reforçam a expansão da Nike, que foi a marca que mais ganhou novos contratos, enquanto a Umbro perdeu espaço, reduzindo sua participação para dois clubes: Santos e Athletico-PR, time que subiu da Série B e renovou acordo até 2029.

Panorama

Entre as marcas menores, a Volt Sport manterá acordos de fornecimento de material esportivo com Vitória e Remo, que retornará à Série A após 31 anos de ausência.

O Botafogo tem compromisso com a Reebok até meados de 2026. É outro clube que pode mudar de parceiro na próxima temporada. Por ora, 20% da elite já confirmou mudança de parceiro no ano que vem.

A lista é completada pela Kappa, que perdeu o Vasco, mas vestirá a Chapecoense. O Coritiba, por sua vez, discute renovação com a Diadora. O acordo não está fechado, mas ambos os lados avaliam que a negociação está bem encaminhada.

Procurado insistentemente, o Mirassol não confirma se manterá como fornecedora a Athleta, marca brasileira com alcance mais modesto. O time do interior paulista terminou o Brasileirão 2025 na quarta posição e disputará a fase de grupos da Libertadores, o que já lhe garante uma grande exposição na próxima temporada.

Longevidade

Uma característica dos novos acordos são o tempo de duração que têm sido estendidos. O Corinthians, por exemplo, renovou neste ano com a Nike até 2035. Com o Galo, a Nike acertou até 2029. Já o Vasco ficará com a marca do Swoosh ao menos até 2032.

O Cruzeiro assinou com a Adidas até 2030, mesmo prazo de Grêmio e Red Bull Bragantino com New Balance e Puma, respectivamente. Athletico-PR, Flamengo e Internacional também têm contratos longos, todos até 2029.

O cenário mostra que, além da disputa por espaço entre as grandes fornecedoras, os clubes têm buscado estabilidade com compromissos mais duradouros, garantindo previsibilidade de ganhos para os próximos anos.