Ranking de interações no Twitter tem 6 brasileiros no top 20 e time turco na liderança

Flamengo, de Éverton Ribeiro, está na 10ª posição da lista - Reprodução / Twitter @Flamengo

O ranking dos clubes de futebol com maior número interações no Twitter no primeiro semestre deste ano tem uma presença que, à primeira vista, pode parecer inusitada na liderança, além de brasileiros no top 20.

Atual campeão turco, o Galatasaray obteve o melhor desempenho mundial nos seis primeiros meses de 2023, com 57 milhões de interações na rede de Elon Musk nesse período, 13% a mais que o Manchester United, da Inglaterra, segundo colocado da lista e que registrou 49,61 milhões, no total.

Os números são de um levantamento divulgado pela agência Samba Digital, especializada em marketing. O Galatasaray conseguiu ficar à frente de gigantes de mercados badalados como Espanha – os tradicionais Barcelona, com 48,18 milhões de interações, e Real Madrid, com 47,44 milhões, ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente – e Inglaterra, do Chelsea, quinto colocado, e do Manchester City, que ficou na sexta posição, mesmo sendo o atual vencedor da Champions League.

Em sua análise, Wagner Leitzke, gerente de mídias sociais da Samba Digital, atribui o bom desempenho do Galatasaray ao fanatismo e ao forte engajamento digital dos torcedores turcos, fato que, na visão dele, “abre espaço para o desenvolvimento e aplicação de habilidades de criação e compartilhamento orgânico de alta qualidade”.

Brasileiros

O ranking de desempenho no Twitter no primeiro semestre de 2023 conta com seis clubes brasileiros nas 20 primeiras posições. Vale ressaltar que apenas um deles, o Flamengo, time de maior torcida do país, figura no top 10 (justamente em décimo lugar, com 26,87 milhões de interações no período).

O segundo brasileiro mais bem posicionado na lista é o Corinthians, que tem a segunda maior torcida do país. O clube paulista está na 13º posição geral, com 17,1 milhões de interações no Twitter, no primeiro semestre.

Nas posições seguintes, a quantidade de torcedores no mundo físico deixa de ser preponderante para definir o número de interações no Twitter. Exemplo disso é que o Palmeiras, que figura, em todas as principais pesquisas, entre as quatro maiores torcidas Brasil, aparece apenas em 18º lugar no ranking, com 10,38 milhões de interações, atrás de Fluminense (15º, com 13,52 milhões) e de Botafogo (17º, com 11,07 milhões).

A boa fase das duas equipes do Rio de Janeiro dentro dos gramados, na temporada atual, talvez ajudem a explicar os resultados expressivos alcançados nas redes. O sexto brasileiro nessa lista é o Atlético-MG, que acumulou 9,9 milhões de interações no período, garantindo o 19º lugar geral no ranking dos clubes com melhores desempenhos no Twitter.

Sair da versão mobile