Na edição relativa a janeiro do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o Ibope Repucom destacou o volume de novos seguidores nas redes sociais dos principais clubes do país. Foi constatado um recorde de 2,8 milhões de novos inscritos para os 50 times que aparecem na lista, o que faz do resultado o maior para o mês de janeiro desde 2017, quando os números começaram a ser analisados.
A análise leva em conta o número de novos seguidores nas cinco principais mídias sociais atuais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e TikTok.
Os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de janeiro foram Flamengo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,9 milhão de inscrições, ou 67% do total entre todos os 50 clubes no período.
Pódio digital
O Flamengo se aproxima dos 53 milhões de inscrições no combinado de suas plataformas oficiais. O clube obteve o melhor desempenho do último mês ao somar cerca de 590 mil novas inscrições no combinado de suas redes. O Instagram foi o grande responsável por esse feito, uma vez que, na plataforma da Meta, o time carioca registrou 222 mil novos seguidores, o que representou 38% do total das novas inscrições.
O Corinthians alcançou o segundo melhor desempenho ao registrar 435 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. Com o resultado, o clube paulista atingiu a marca de 32 milhões de inscrições. O melhor resultado foi no TikTok, com mais de 200 mil novas inscrições, seguido do Instagram, com a adesão de 153 mil novos seguidores.
O Grêmio fechou o pódio mensal ao ocupar o terceiro lugar em crescimento no mês passado. Foram quase 400 mil novas inscrições no combinado das cinco contas. O começo de 2023 foi positivo para o clube gaúcho especialmente pela empolgação com a volta à Série A do Campeonato Brasileiro e a apresentação do atacante uruguaio Luis Suárez. Com isso, o time obteve destaque no TikTok, que concentrou 49% dos seus novos seguidores, com aproximadamente 190 mil novos inscritos.
Outros destaques de janeiro
No mês passado, o TikTok foi responsável pelos maiores índices de crescimento digital entre os clubes. Com exceção de Flamengo e Palmeiras, que tiveram o Instagram como principal canal de crescimento, Corinthians, Grêmio, Santos e Atlético-MG registraram na plataforma de vídeos curtos o maior número de novos seguidores.
Outro ponto a ser destacado é que, com a morte do Rei Pelé em 29 de dezembro, o Google Trends registrou um pico de pesquisas pelo termo “Pelé” entre dezembro e janeiro, o que certamente teve um efeito no número de novos inscritos nas redes sociais do Santos. Ao todo, foram 150 mil novos seguidores, levando o clube paulista a 11 milhões em sua base digital.
Já no Ceará, os rivais Fortaleza e Ceará seguem protagonizando uma disputa acirrada pelo posto de clube mais seguido do estado. Em janeiro, o Fortaleza somou mais de 20 mil novas inscrições e ultrapassou o Ceará, assumindo, assim, a 18ª posição no ranking geral. Ambos estão entre as cinco equipes mais seguidas da Região Nordeste, ao lado de Sport, Bahia e Vitória.
Por fim, a Portuguesa surpreendeu ao avançar cinco posições no ranking. De volta à elite do Campeonato Paulista após oito temporadas, o time paulista superou Sampaio Corrêa e Cuiabá, clubes respectivamente da Série B e da Série A do Brasileirão, e assumiu a 37ª posição geral.