Pular para o conteúdo

RB Leipzig será primeiro clube da Bundesliga a ter uma mulher como CEO

Tatjana Haenni, que possui passagens por Uefa, Fifa e NWSL, assumirá o cargo que é ocupado atualmente por Oliver Mintzlaff

Tatjana Haenni será CEO do RB Leipzig a partir do dia 1º de janeiro de 2026 - Divulgação

O RB Leipzig se tornará o primeiro clube da Bundesliga a ter uma mulher como CEO a partir do dia 1º de janeiro de 2026, quando Tatjana Haenni assumirá o cargo atualmente ocupado por Oliver Mintzlaff.

A executiva de 59 anos, que foi jogadora de futebol e chegou a atuar na seleção suíça, acumula passagens pela Uefa, por 4 anos, e pela Fifa, por 18 anos. Antes de ser contratada pelo RB Leipzig, atuou por 3 anos na NWSL como diretora esportiva.

“Nas nossas conversas, ela nos impressionou, assim como aos comitês, com sua experiência, além de sua combinação de conhecimento especializado, força de liderança e pensamento estratégico”, disse Oliver Mintzlaff, que seguirá no RB Leipzig como presidente do Conselho de Supervisão.

“Esperamos que ela traga novas ideias e um novo ímpeto, ajudando-nos a permanecer bem-preparados para o futuro e a continuar atendendo às crescentes demandas”, prosseguiu.

Tatjana Haenni chefiará o Conselho de Administração do RB Leipzig, ao lado de Johann Plenge (diretor de negócios), Florian Hopp (diretor administrativo e financeiro) e Marcel Schafer (diretor-geral de esportes).

“As minhas conversas com a direção do clube foram marcadas por confiança e apreço, e estou convencida de que, com um forte trabalho de equipe e foco nos pontos fortes do RB Leipzig, podemos explorar um potencial significativo”, comentou a nova CEO.

Johann Plenge também assumirá o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração. Além das responsabilidades comerciais anteriores, o executivo ainda supervisionará as áreas de relações com federações e ligas nacionais e internacionais.