Real Madrid vai à Justiça contra mudança na distribuição de receita de TV da LaLiga

Vinícius Júnior e Aurélien Tchouameni disputam bola em treino do Real Madrid - Reprodução / Instagram (@realmadrid)

O Real Madrid apresentou uma reclamação ao Tribunal Nacional da Espanha contra o novo modelo de distribuição de receitas de TV da LaLiga. O clube reclama da decisão da entidade de reservar pouco mais de € 130 milhões para premiar os clubes que mais promovem o produto.

Esse valor corresponde a 25% das receitas distribuídas aos times que são determinados por um indicador que pesa fatores como receita média de assinaturas e bilheteria, audiências na TV e engajamento nas redes sociais. Agora, um terço desse total será distribuído com base em como as transmissões são apoiadas.

Os outros 75% continuarão sendo divididos de acordo com os mesmos critérios estabelecidos pelo Governo Federal em 2015, que estabelecem que 50% sejam distribuídos em partes iguais e 25% pelo desempenho esportivo.

Real Madrid e Barcelona, porém, possuem um mínimo garantido de € 140 milhões, valor que ganhavam antes que houvesse a comercialização conjunta dos direitos entre os 20 clubes da elite do Campeonato Espanhol.

Bastidores

Na tarefa de promoção do produto, há condições oferecidas pelos clubes no estádio de jogo. Também entram nesta conta os times que oferecem conteúdos adicionais solicitados pela LaLiga e emissoras parceiras, os chamados Club Video Days e Media Days.

Nesses momentos, os times abrem suas portas para preparar programação para a temporada. Se essas sessões forem além e houver abertura para brincadeiras com os atletas, entrevistas aprofundadas e desafios de habilidades com os jogadores, os clubes ganham um bônus.

Também há o interesse da LaLiga de que os clubes ofereçam imagens de dentro dos vestiários, como ficou evidente no primeiro dia de competição. Outro ativo importante são as entrevistas com os atletas antes deles seguirem para os vestiários nos intervalos dos jogos.

Fora

O Real Madrid, porém, quer que essa mudança seja suspensa. O clube não quer ser punido, caso não queira participar dessas iniciativas propostas pela LaLiga para a promoção do produto.

Agora, o Real Madrid pede a suspensão dessas modificações, mantendo o acordo que premia basicamente a capacidade de os clubes promoverem o engajamento de suas torcidas. Por esse critério, o Real Madrid foi o clube que mais faturou nessa parte da divisão de receitas audiovisuais da LaLiga na temporada 2021/2022: foram € 160,85 milhões arrecadados.

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