Regras da Fifa criam desafio para patrocinadores do Fluminense no Mundial de Clubes

Camisa do Fluminense no Mundial conta apenas com as logomarcas de Betano e Umbro - Reprodução / Instagram (@fluminensefc)

Nesta segunda-feira (18), a partir das 15h (horário de Brasília), o Fluminense fará sua estreia no Mundial de Clubes, disputado na Arábia Saudita. O clube carioca enfrentará o Al-Ahly, do Egito, em partida válida pela semifinal da competição.

A participação da equipe comandada por Fernando Diniz no torneio internacional poderia representar uma chance e tanto para seus patrocinadores alcançarem maior exposição midiática em um momento tão marcante da história do clube. Porém, as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) criaram um desafio imenso para as marcas parceiras do Fluminense.

Apenas a fornecedora de material esportivo Umbro e a empresa de apostas Betano, patrocinadora máster do clube, poderão aparecer no uniforme usado pelo Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. E mesmo essas duas empresas também serão afetadas pelo regulamento, que exige camisas mais “limpas”. Portanto, suas logomarcas precisaram ser reduzidas, em comparação aos modelos que têm sido utilizados pelo time no decorrer do ano.

Com a regra, ficarão de fora do Mundial de Clubes os seguintes patrocinadores do Fluminense: Zinzane (ombros), Frescatto (clavícula), Zé Delivery (costas), Univassouras (barra frontal) e Leve Saúde (esterno).

Bernardo Pontes, que é sócio da Alob Sports e colunista da Máquina do Esporte, criticou as restrições impostas pela Fifa no Mundial.

“Acredito que a manutenção apenas do [patrocinador] máster não é saudável para o mercado. Outras propriedades, como costas e mangas poderiam ser incluídas, visto que são locais utilizados também em boa parte do mundo”, avaliou.

Porém, o executivo, que acumula passagens por equipes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, fez uma ressalva:

“Os parceiros, quando assinam os contratos, já possuem ciência dessas limitações impostas pela Fifa”, disse.

Criatividade

Algumas marcas que foram “barradas” pela Fifa no Mundial de Clubes resolveram apelar para a criatividade, como forma de engajar o público.

É o caso do aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery, que lançou, nesta segunda-feira (18), uma promoção que permite aos torcedores resgatarem, pelo sistema de pontuação Zé Compensa, exemplares da camisa contendo a logomarca da empresa.

A promoção é válida para usuários que residem no estado do Rio de Janeiro e estão cadastrados no Zé Compensa. Para resgatar a camisa, são necessários 150 pontos.

Betano e Umbro

Garantidos no Mundial de Clubes, Betano e Umbro aproveitaram o clima criado em torno da competição para realizarem uma ação conjunta na areia da Praia de Copacabana, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro (RJ), que recebeu a escultura de uma camisa gigante do Fluminense, com 900m² de área.

Ela foi elaborada pelo artista Rogean Rodrigues, que há mais de 30 anos cria esculturas em Copacabana, e ficará exposta no local até sexta-feira (22). A obra foi produzida com areia natural e tinta à base de água, composta por propriedades biodegradáveis, que não agridem a natureza.

“Ter esse manto sagrado nas areias de um dos lugares mais lindos do mundo é um reconhecimento que nos deixa muito contentes, além de ser uma eternização da parceria com o Flu”, afirmou Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil.

A iniciativa é assinada pela agência Alob Sports.

“Essa ação representa perfeitamente o que foi o nosso ano: gigante. Tirar do papel uma ideia e contar com o aval de Betano, Umbro e Fluminense mostra que pensar diferente no esporte dá resultado. Estamos falando de uma exposição em um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a Praia de Copacabana. Temos convicção de que essa imagem vai repercutir globalmente”, destacou Bernardo Pontes.

Escultura gigante da camisa do Fluminense foi instalada na Praia de Copacabana – Divulgação / Alob Sports
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