EXCLUSIVO: Rei do Pitaco vira fantasy game pioneiro no Brasil com investimento no futebol feminino

Fundado em 2019, o Rei do Pitaco conquistou grande crescimento no mercado nacional de fantasy game neste ano, com a visibilidade garantida pelo patrocínio a grandes competições do futebol brasileiro, como Paulistão, Cariocão e Copa do Brasil. A empresa também compra espaços publicitários nas placas dos estádios do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista à Máquina do Esporte, Mateus Dantas, CEO do Rei do Pitaco, contou que o próximo passo da sportstech é o investimento no futebol feminino. A iniciativa começou na última edição da Copa América, realizada em julho, e surpreendeu a empresa diante do bom resultado.

“Lançamos recentemente a liga voltada para o Brasileirão Feminino. Como primeiro fantasy game do Brasil a cobrir a modalidade, nossa iniciativa é dar visibilidade ao futebol feminino, mostrando que a pluralidade deve ser reconhecida e respeitada por todos”, comentou Dantas.

Junto à liga do Brasileirão Feminino, a plataforma de fantasy game lançará uma campanha para destacar a força da modalidade no Brasil. Um dos vídeos da ação foi cedido com exclusividade à Máquina do Esporte para ser veiculado pela primeira vez nesta reportagem (veja abaixo).

Na conversa, Dantas também falou do crescimento de fantasy game no país, das perspectivas do setor e dos futuros projetos do Rei do Pitaco nesta temporada.

Leia a seguir a entrevista completa com o executivo:

MÁQUINA DO ESPORTE: Como o Rei do Pitaco vê o mercado de fantasy game atualmente? Há perspectivas de crescimento?

MATEUS DANTAS: O mercado de fantasy game se mostra cada dia mais promissor. Atualmente, o setor já movimenta de R$ 55 a R$ 66 milhões em receita por ano no Brasil. O Rei do Pitaco já possui mais de 3,4 milhões de downloads, e os números continuam crescendo. Portanto, temos propriedade para afirmar que o mercado está cada vez mais popular e crescente.

MDE: Quais são as tendências novas neste mercado?

MD: Estamos sempre atentos a novas tendências neste setor, realizando benchmarking em empresas consolidadas no exterior como FanDuel (EUA) e Dream11 (Índia). Além disso, levamos em conta o perfil dos nossos clientes, tendo como premissa o feedback constante para aprimorar a qualidade do nosso produto.

E criamos ligas exclusivas para entreter nossos usuários por meio de diversos campeonatos como MLS, o principal torneio de futebol dos Estados Unidos, e o Brasileirão Feminino.  Neste ano, lançamos também as “ligas diárias”, formadas por um ou alguns jogos que acontecem no mesmo dia, e as “ligas 1 contra 1”, nas quais o usuário disputa a premiação com apenas um concorrente escolhido aleatoriamente.

MDE: Quais são os campeonatos que o Rei do Pitaco atualmente é patrocinador? Que tipo de ativações estão previstas?

MD: Somos patrocinadores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Além disso, temos uma parceria com o influenciador Casimiro em relação aos jogos do Athletico Paranaense que acontecem na Arena da Baixada, durante o Brasileirão. Entre as iniciativas com o “Rei da Internet”, aconteceu o prêmio do “Maior Pontuador” no final de uma das partidas transmitidas no canal oficial dele.

MDE: Como o Rei do Pitaco vê o mercado de fantasy game no Brasil no momento?

MD: Atualmente, o mercado de fantasy game no Brasil está em franca expansão em termos de receitas e do número de participantes, com grande possibilidade de se tornar o terceiro mercado mundial.

O setor está passando por uma grande oportunidade neste momento, pois pode ser regulamentado com a modernização da Lei Pelé, que já passou pela Câmara, e aguarda agora aprovação no Senado, bem como outras iniciativas legislativas que podem beneficiar a indústria, como os jogos eletrônicos. Ser enquadrado como esporte de habilidade pode representar um impulso enorme para a segurança dos participantes, geração de receitas e empregos ao país.

Brasileirão Feminino é a nova aposta do Rei do Pitaco para se destacar no mercado de fantasy game do país – Divulgação

MDE: Como está a concorrência no setor?

MD: Existem alguns players especializados atualmente, em sua maioria pequenos, e para nós é importante que haja uma concorrência saudável porque quem acaba ganhando são os usuários. Afinal, podem escolher, entre as diversas opções, aquelas que, como nós, optam por operar dentro da legislação que traz segurança para o setor.

MDE: O que acha da pirataria? O Rei do Pitaco fez alguma iniciativa para coibir a pirataria em relação ao mercado de fantasy game?

MD: A pirataria é ruim para todos os envolvidos, sejam eles clientes, empresas e a sociedade, afinal ela só gera insegurança. Nossa plataforma adota diversas iniciativas para coibir essa questão e ampliar a transparência para os jogadores, entre elas a segurança de dados e o canal da transparência

MDE: Recentemente, com a Copa América, o Rei do Pitaco passou a investir em fantasy game de futebol feminino. Como está sendo o retorno?

MD: A Copa América Feminina superou nossas expectativas e foi um sucesso na nossa plataforma. E lançamos recentemente a liga voltada para o Brasileirão Feminino. Como primeiro fantasy game do Brasil a cobrir a modalidade, nossa iniciativa é dar visibilidade ao futebol feminino, mostrando que a pluralidade deve ser reconhecida e respeitada por todos.

Para o lançamento dessa ação, perguntamos nas nossas redes sociais sobre uma atleta, e 98% dos comentários não acertaram. Essa atleta até então não estava disponível na nossa plataforma. Mas mudamos isso com ligas voltadas para a Copa América Feminina e o Brasileirão Feminino.

MDE: Quais são as próximas novidades do Rei do Pitaco? O que os fãs de fantasy games devem ter de novo?

MD: Com a chegada da Copa do Mundo, estamos estruturando diversas ações e grandes nomes que poderão fazer parceria com o Rei do Pitaco. Além disso, pretendemos criar cada vez mais ligas exclusivas para nossos usuários e buscar inovação para o aplicativo, trazendo mais tecnologia e funcionalidade para os jogadores de fantasy game.

Sair da versão mobile